Prezados, solicito ajuda de ideias para um problema que preciso resolver:
Eu tenho uma planilha que é alimentada com dados em uma linha só, que são separados por datas. Eu gostaria de fazer uma planilha para cada mês do ano e queria que essas planilhas puxassem automaticamente as linhas que são referentes àquele mês.
Por exemplo:
- Fulano - 01/01/2023
- Ciclano - 01/02/2023
- Beltrano - 01/03/2023
Ai a planilha do mês de Janeiro vai puxar automaticamente a linha do Fulano, a de Fevereiro puxa a do Ciclano e por aí vai.
Desde já agradeço
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Olá, Rafael.
Nesse caso você deve usar a função condicional SE aninhada ou a função SES, onde para cada mês você vincula a um nome =SE(A2="janeiro";"fulano";SE(A2="fevereiro";"ciclano";SE(....
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Olá Rafael,
Os dados estão só numa linha conforme você mencionou ou numa coluna com várias linhas?
Se for a segunda hipótese então o primeiro passo será você separar o texto contido na coluna unica.
Para extrair somente o mês, use a fórmula:
=DIREITA(A?;9) onde ? é o número da linha. Depois copie essa fórmula para todas as linhas com dados.
Ficará assim:
COLUNA A COLUNA B
Fulano 01/01/2023
Ciclano 01/02/2023
Beltrano 01/03/2023
- Depois formate a Coluna B como Data e classifique toda tabela em ordem crescente usando essa mesma coluna.
- Vá em Dados e insira o Filtro. Depois use a coluna B para filtrar.
- Clique no filtro, vá em "Filtros de Números" e escolha a opção "Está entre"
- Vai abrir uma tabelinha para você informar os dois campos obrigatórios. No caso seria >= para a data inicial e <= para a data final.
Feito isso, se quiser pode colar a Tabela Filtrada para uma planilha do mês em questão, os dados copiados serão apenas das linhas que foram filtradas.
Dúvidas estou a disposição.
https://profes.com.br/hamilton.noboru.takahashi
Abraço.
Prof. Hamilton
Olá Rafael, tudo bom?!
Uma solução seria a criação de uma coluna, pode ser no final sem problemas, que mostre o mês desejado de cada linha, desta forma terá um parametro para enviar os dados para a outra plainha.
Outra opção é fazer query (depende da versão de seu office para ser feito diretamete na planilha ou no power query) onde se pede para filtrar apenas o mes desejado na nova planilha.
Espero ter auxiliado.
Qualquer dúvida estou a disposição,
Eu sugiro que você faça uma Modelagem dos Dados para deixar tudo em uma só aba da Planilha e em um abiente de relatórios como na Tabela Dinâmica, você então possa fazer as análises que precise, pois veja que, se você for criando uma Aba para cada Mês, você terá dificuldades depois para fazer um relatório, por exemplo, com análise da Média Mensal.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.