Fármaco em circulação

Farmácia-Bioquímica Farmacologia Química Medicinal Química Farmacêutica
O que acontece se for administrado por via intravenosa um fármaco com aumento de lipofilicidade ? Digamos que pegaram um fármaco existente e fizeram uma substituição de um hidrogênio por uma metila, mas foi demonstrado que o uso desse novo fármaco não teve efeito, que por testes in vivo foi visto que ele era inativo, porém in vitro demonstrava que ele se ligaria ao receptor dele. Alguém saberia explicar porque isso acontece?
Foto de Andressa S.
Andressa perguntou há 5 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Wonei V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Farmacos lipofilicos administrados por via oral são melhor absorvidos e atravessam a membrana plasmática mais facilmente. E sofrem a primeira passagem, metabolizados no fígado. Já os administrados via endovenosa, não sofrem a primeira passagem no fígado. Por isso tem efeito terapêutico mais rápido ao se ligar as proteínas plasmáticas ( albumina, glicoproteína). Os efeitos observados in vitro podem não se repetir in vivo, pois podem sofrer competição pelo mesmo sítio de ligação com outras moléculas, gerando respostas diferentes.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Farmácia-Bioquímica

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos