Perguntas de arte

História da Arte Ensino Médio

01) Sobre o Maneirismo, assinale a alternativa correta:

a) os artistas deste movimento ignoram todas as regras aprendidas até então, e criam uma produção completamente nova e diferente do que era produzido na renascença.

b) evitam a representação de grupos de pessoas.

c) é um período de transição entre o idade média e renascimento.

d) representação de elementos arquitetônicos na pintura, como colunas, arcos e escadarias. com representação de grupos de pessoas com poses exageradas.

e) era um estilo intimamente ligado a contrarreforma, pois expressava os fundamentos da devoção religiosa por meio de construções, esculturas e iconografias que enalteciam os princípios da fé católica.

02) Sobre o Barroco brasileiro, assinale o que for INCORRETO.

a) limitou-se à produção das igrejas mineiras, pois a região das minas gerais era a mais desenvolvida economicamente devido ao ciclo do ouro.

b) umas das suas características é a modificação, pelo contato com o povo miscigenado existente no país, além da mistura de estilos europeus, como o português, o francês, o italiano e o espanhol.

c) aleijadinho foi um dos principais artistas, e uma de suas grandes contribuições é o conjunto escultórico do santuário do bom jesus de matosinhos, em Congonhas do campo, minas gerais.

d) mestre Ataíde, considerado um dos maiores pintores do barroco mineiro, realizou várias obras, especialmente a decoração das igrejas com a pintura de forros e de tetos.

e) em relação à Europa, a sua popularização é tardia e ocorreu cerca de um século mais tarde. as produções artísticas foram patrocinadas principalmente pelas confrarias e pelas irmandades.

03)

A exploração dos contrastes entre o claro e o escuro é própria da arte barroca, como é o caso da obra Judite e Holoferne. O tratamento de luminosidade empregado por Caravaggio nessa obra

a) cria uma atmosfera de sonho e imaginação, por deixar algumas regiões do quadro na obscuridade.

b) oculta os corpos na penumbra, eliminando do quadro qualquer traço de sensualidade.

c) produz um envolvimento místico e distanciado da experiência cotidiana.

d) enfatiza o drama e o conflito, conjugando realismo e artificialidade.

e) recorta as figuras contra o fundo escuro, negando a profundidade.

04) Em relação à arte do Romantismo, assinale a alternativa correta.

a) as academias de belas artes, mantidas pelo governo, tiveram um papel fundamental no desenvolvimento desse estilo ao ensinarem a seus alunos as regras de composição e de beleza da arte clássica.

b) a pintura romântica retoma algumas características do período barroco, como a valorização das cores e o contraste entre claro-escuro.

c) apesar das diferenças temáticas em relação à arte do neoclassicismo, os pintores românticos continuaram a prezar as regras e convenções das academias de belas em detrimento da liberdade de expressão.

d) o surgimento do estilo está associado às escavações de Herculano e pompeia, que trouxeram à luz peças e ornamentos dos quais já se tinha conhecimento, mas que jamais tinham sido vistos.

e) a Revolução Francesa e a ascensão da burguesia formaram o cenário ideal para o fortalecimento da romantismo, fundamentada nos ideais de racionalidade do iluminismo.

05) A vinda da família real deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da Colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. Em 1816, chegou ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa, incluindo, entre outros, o arquiteto Grandjean de Montigny, os pintores Debret e Taunay, entre outros.

Sobre as obras e os artistas da Missão Artística Francesa, assinale o que for INCORRETO:

a) pintores como Debret retratavam diversas cenas e costumes brasileiros, como o cotidiano da Colônia e os retratos da família real portuguesa.

b) os índios e os negros também foram retratados em pinturas, que mostram, por exemplos acessórios indígenas e escravos em varia tarefas.

c) o desenvolvimento do estilo neoclássico foi marcante na arquitetura, e os princípios do barroco foram abandonados.

d) durante o século XIX, a produção artística foi desenvolvida exclusivamente pelos europeus vinculados a missão artística francesa.

e) a Missão Artística Francesa foi responsável pela organização da Academia Imperial de Belas Artes.

06) A respeito do Neoclassicismo é correto afirmar que:

a) enfrentou a reação protagonizada pelo romantismo, que conferiu grande importância em seus trabalhos à moderação e à ordem, padrões ignorados pelos artistas neoclássicos.

b) as academias de belas artes, mantidas pelo governo, tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do estilo neoclássico ao ensinarem a seus alunos as regras de composição e de beleza da arte clássica, valorizando o lado dramático das produções.

c) a revolução industrial e a ascensão da burguesia formaram o cenário ideal para o fortalecimento da arte neoclássica, fundamentada nos ideais de racionalidade do iluminismo.

d) o neoclássico apresenta uma semelhança muito grande com o Renascimento, principalmente na utilização de técnicas que valorizam a dramaticidade da obra e a organização emocional dos elementos.

e) o surgimento do estilo está associado às escavações de Herculano e pompeia, que trouxeram à luz peças e ornamentos dos quais já se tinha conhecimento, mas que jamais tinham sido vistos.

07) A semana de Arte Moderna impulsionou a produção artística brasileira em direção a novos horizontes. Considerando tal contexto, assinale o que for correto.

a) A realidade brasileira idealizada era tema dos artistas, mas estes mantiveram as regras formais da arte e da cultura europeias clássicas.

b) Apesar de não ter exposto na Semana de 22, Tarsila colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu uma obra indicadora de novos rumos.

c) O Manifesto Antropofágico, um dos grandes documentos modernistas brasileiros, foi escrito e lançado por Oswald de Andrade no encerramento da Semana de 1922.

d) Entre as correntes estéticas combatidas pelos modernistas estavam o futurismo e o cubismo. A proposta modernista era a de superação de tais movimentos e a adoção de uma estética genuinamente nacional.

e) Como reação à Semana de Arte Moderna, os artistas do período subsequente tenderam a uma abordagem mais acadêmica, principalmente na pintura e na escultura.

08) A semana de Arte Moderna impulsionou a produção artística brasileira em direção a novos horizontes. Considerando tal contexto, assinale o que for correto.

a) Por ser uma iniciativa de intelectuais e artistas brasileiros pertencentes à elite econômica e social do país, a Semana de Arte Moderna defendeu as ideias da aristocracia e defendendo uma arte acadêmica.

b) Desde a década de 1910, ocorreram manifestações modernistas no Brasil. Lasar Segall e Anita Malfatti são exemplos de modernistas que realizaram mostras e exposições no Brasil antes da Semana de 1922.

c) Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura brasileira do começo do século XX, foi um dos principais críticos da Semana de Arte Moderna. Para Lobato, a arte brasileira deveria se manter vinculada aos padrões europeus de produção.

d) O modernismo no Brasil reafirma uma dependência cultural europeia e defende o tradicionalismo estético, associado ao parnasianismo, ao simbolismo e à arte acadêmica.

e) As principais temáticas abordadas por Di Cavalcanti centram-se na representação da história política de nosso país, dando ênfase ao período da colonização e da independência.

09) Após a Semana de Arte Moderna, muitos grupos de artistas que compartilhavam dos mesmos interesses se formaram para produzir arte. Sobre esses grupos, assinale o que considerar INCORRETO:

a) A arte considerada primitiva não teve lugar no Brasil, pois desde a abertura da Academia Imperial de Belas Artes o Brasil não contou mais com artistas autodidatas, pois ele tinha bolsas para estudar.

b) Núcleo Bernardelli, grupo formado em 1931 no Rio de Janeiro ficou conhecido por reunir artistas que se afastavam das técnicas acadêmicas, mas sem tanto radicalismo quanto os modernistas.

c) Grupo Santa Helena, formado por pessoas interessadas em arte, mas que não eram necessariamente atuantes na área. Recebeu este nome pois os encontros se davam no edifício Santa Helena em São Paulo.

d) Em 1933, na exposição de Arte Moderna do grupo SPAM foram apresentados trabalhos de artistas como De Chirico, Picasso e Léger, tornando-os conhecidos no Brasil.

e) Alfredo Volpi conhecido por suas “bandeirinhas” apesar de não gostar dessa nomenclatura foi o que o tornou famoso no Brasil. Em suas obras, sempre esteve mais preocupado com a representação da cor do que da forma.

10) Sobre a modernização do centro das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, é INCORRETO afirmar que:

a) O Edifício Santa Helena é um prédio multifuncional, pois destinava-se a lojas, escritórios e um famoso cineteatro, foi construído na praça da Sé, em São Paulo, entre 1921 e 1925.

b) Le Corbusier foi um grande nome da arquitetura brasileira, fez carreira ao lado de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Juntos atuaram na modernização do Rio de Janeiro e São Paulo.

c) O “Bota-abaixo” foi um plano de reforma urbana e sanitária, no qual foram demolidas favelas e cortiços a fim de acabar com focos de doenças como cólera, febre amarela etc. Ocasionadas pelas péssimas condições de higiene que muitas famílias viviam.

d) Os conjuntos habitacionais tinham como principal função ser ambientes confortáveis e próximo as indústrias, uma vez que eram destinados para que os trabalhadores ficassem próximos aos seus locais de trabalhos e longe dos centros.

e) A modernização do Rio e de São Paulo se deu principalmente pela ascensão econômica do ciclo do café. Esses locais passaram a receber infraestrutura básica como água, esgoto, luz etc.

Foto de João F.
João Pedro perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Paloma P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Respondo só a primeira: d) representação de elementos arquitetônicos na pintura, como colunas, arcos e escadarias. com representação de grupos de pessoas com poses exageradas.

Mas concordo com a primeira resposta, você não apresentou uma dúvida mas uma prova completa.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Ju S.
Respondeu há 3 anos

Alguém consegue me explicar pq a C da questão 8 está errada?

-1
votos
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professora Flávia R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Boa tarde, João!

O que você apresentou não é uma dúvida e sim uma prova inteira. Qual é o seu objetivo? Aprender ou que algum professor faça a prova para você?

Atenciosamente,

Profa. Dra. Flávia Rudge Ramos

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de História da Arte

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Flávia R.
São Paulo / SP
Flávia R.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Doutorado: Estética e História da Arte (Escolas de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
Sou arquiteta e doutora pela escola de comunicações e artes da usp. leciono disciplinas práticas e teóricas ligadas a redação, desenho e história.
R$ 80 / h
Douglas M.
São Paulo / SP
Douglas M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teoria da Arte
Especialização: Museus de Arte (MAC - Museu de Arte da USP)
Tenho experiência em serviço educativo e em monitoria em espaços culturais por mais de dez anos, com foco na arte brasileira.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online