4 . (160° 20' 10'' - 50° 30' 40')

Matemática Ensino Fundamental Geometria Números Resolução de problemas

é uma coisa de ângulos. grau(°), minuto(') e segundo('')

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Makk perguntou há 1 ano

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Professor Eduardo C.
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Respondeu há 1 ano

Existem algumas formas de se fazer isso, vou ensinar uma que eu acho mais prática

Considerando que a operação é , então termos que

Para fazer esta operação temos que nos lembrar das transformações de graus para minutos () e de minutos para segundos (). Agora temos que ajustar a subtração fazendo as transformações para que todos os valores fiquem positivos. Podemos fazer isso começando pelos minutos:

Depois podemos chegar ao resultado final fazendo uma conversão similar para os segundos:

.

Portanto:

Espero ter ajudado, abraços

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Professor Pedro B.
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Respondeu há 1 ano

Olá Makk, boa tarde.

Primeiramente resolveremos a operação que está dentro do parenteses, da seguinte forma:

160° 20' 10" - 50° 30' 40"=

110° -10' -30"= 109° 50' -30"= 109°49' 30"

Logo após, faremos a multiplicação:

4*(109°49' 30")= 

4*109=436°

4*49=196'

4*30=120"

O ângulo final será dado por:

436° 196' 120"= 439° 18'

196'=3*60'=3°+16'

120"=2*60"=2'

436+3=439°             

16'+2'=18'

R:439°18'

Espero ter sido esclarecedor, qualquer dificuldade estou à disposição. Obrigado e até mais.

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Professor Lucas S.
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Respondeu há 1 ano

Eu não tenho certeza se esse 4. é uma multiplicação ou se é tipo um número de questão. Se for só o número da questão pode esquecer o 2o passo.

1o Passo, vamos resolver o que está dentro do parêntesis.

Lembrando que, a subtração é idêntica a subtração normal de decimal que aprendemos. Porém, para cada grau que vira minuto, ou cada minuto que vira segundo subimos 60 e não 10 (como é o caso do decimal).

Ou seja:

   160° 20' 10''

-   50° 30' 40''

----------------- 

 

Ao iniciar, percebemos que 10'' não dá pra subtrair 40'', então precisamos pegar 1' emprestado lá do 20' (sobrando 19'). Porém, como eu já disse, quando pegamos 1 minuto emprestado vem 60''.

Então temos:

   160° 19' 70''

-   50° 30' 40''

----------------- 

                 30''

Pronto!! Agora quando vamos fazer 19' - 30' também percebemos que não dá. Então pegamos 1° emprestado lá do 160° (sobrando 159°). E quando ele vem para os minutos adicionamos 60' nos 19' que já temos. Assim:

   159° 79' 70''

-   50° 30' 40''

----------------- 

           49' 30''

Ai é só finalizar com a parte dos graus inteiros, 159 - 50 = 109.

   159° 79' 70''

-   50° 30' 40''

----------------- 

   109° 49' 30''

 

2o Passo: Resolvido o parentesis. Então podemos fazer a multiplicação por 4. Fazemos a multiplicação normal num primeiro momento. 4 x 109° ... 4 x 49' ... 4 x 30''

4 x (109° 49' 30'') = 432° 196' 120''

 

Só que, minutos e segundos, sempre que passar dos 60 você precisa subir 1 para a categoria acima... 60 minutos vira 1° e 60'' vira 1'.

Nesse caso, temos:

120'' vira 2' e sobra 0 (é só dividir 120 por 60. O quosciente sobe para a classe acima enquanto o resto fica)

196' vira 3° e sobra 16' (é só dividir 196 por 60. O quosciente sobe para a classe acima enquanto o resto fica)

Ai finalizamos com a resposta de:

435° 16' 0''

 

Pode ser, que estejamos falando de uma circunferência. Nesse caso, ao se completar 360° damos uma volta completa na circunferência. E precisamos separar as voltas completas. É só subtrair 360 quando for maior que 360 e com isso ver quantas voltas inteiras são completadas.

   435° 16' 0''

- 360°

---------------

  75° 16' 0''

Sabendo que foi dada uma volta completa apenas em torno da circunferência. Ambas as respostas são válidas matematicamente falando.

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Professor Allan H.
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Respondeu há 1 ano

 

 

 

 

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