Educação inclusiva

Psicologia Curso superior

No dia 21 de fevereiro de 1799, uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Aveyron, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo. A princípio escapava constantemente e era difícil voltar a capturá-lo. Negava-se a vestir-se e rasgava as roupas quando lhes punham. Nunca houve pais que o reclamassem. O menino foi submetido a um minucioso exame médico no qual não se encontrou nenhuma anormalidade importante. [...] Em 1800, Itard passou a estudá-lo, pois acreditava que seria possível educá-lo. O esforço resultou só parcialmente satisfatório. Aprendeu a utilizar o quarto de banho, aceitou usar roupa e aprendeu a vestir-se sozinho. No entanto, não lhe interessavam nem as brincadeiras nem os jogos e nunca foi capaz de articular mais que um reduzido número de palavras. Até onde sabemos pelas detalhadas descrições de seu comportamento e suas reações, a questão não era a de que fosse retardado mental. Parece que ou não desejava dominar totalmente a fala humana ou que era incapaz de fazê-lo. (WIKIPEDIA, 2018, [s.p.])

A história de Victor de Aveyron relata a experiência de uma criança que, até onde se sabe, passou um período importante do seu desenvolvimento isolada dos adultos e sobrevivendo sozinha em uma floresta. Com isso, adquiriu prejuízos sociais que não puderam ser totalmente revertidos, como a dificuldade de aprender a falar. Pelas anotações de Itard, Victor conseguiu aprender poucas palavras antes de falecer aos 40 anos de idade. Considerando esse relato, pode-se concluir que:

a) Não seria possível educar Victor, dado que ele passou a vida comportando-se como um animal e não aprendeu nada significativo.

b) Os brinquedos e jogos não interessavam Victor, pois estavam fora da sua zona de desenvolvimento próximo.

c)Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.

d) Victor provavelmente possuía alguma síndrome genética que não foi corretamente identificada à época.

e) É provável que Victor não se reconhecesse ao olhar-se no espelho por ter algum tipo de deficiência visual.

 

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Eduardo perguntou há 4 anos

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Professora Ligia S.
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Resposta C)Ainda que uma criança tenha boas condições orgânicas, ela não irá aprender a falar e comportar-se socialmente se isso não for disponibilizado na convivência com seres humanos.

Seu período considerado sensível que é propício a aprendizagem da linguagem e comportamentos sociais, foi passado afastado da civilização, ou seja, não foi exposto aos estímulos necessários para o desenvolvimento destes. 

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