Olá!
Bem, para falar do desenvolvimento das pesquisas de Erikson temos q falar da sua história, brevemente, pois estão interligados. Nascido em Frankfurt, na Alemanha, Erikson nunca conheceu o pai biológico, que abandonou sua mãe antes de seu nascimento. De origem dinamarquesa, a mãe se casou com um pediatra alemão judeu. Erikson foi educado sem conhecer sua própria história. Esconderam-lhe principalmente que seu pai era dinamarquês e que deixara sua mãe. Quando descobriu sua verdadeira história, abandonou o sobrenome Homburger do padrasto e fabricou um sobrenome, utilizando o processo escandinavo, que consiste em acrescentar o sufixo “son” (filho) a um nome próprio. Assim, tornou-se Erik Erikson, ou seja, Erik, filho de Erik. Em 1927, instalou-se em Viena como pintor especializado em retratos de crianças. Iniciou-se também nos métodos pedagógicos de Maria Montessori.
Sob a direção de Anna Freud, Erikson e um grupo de psicanalistas de crianças abriram uma escola frequentada por crianças em tratamento psicanalítico, cujos pais também faziam análise. Como foi muito bem-sucedido nessa experiência pedagógica, iniciou também sua formação psicanalítica com Anna Freud e começou a redigir seus primeiros artigos sobre pedagogia e psicanálise. Foi primeiro homem a se lançar à psicanálise de crianças, atividade até então reservada às mulheres. Dedicou-se também à adolescência, ao mudar-se para o Estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos.
Em contato com os conflitos ligados ao comunitarismo da sociedade americana, Erikson redigiu seus trabalhos baseando-se na Ego Psychology (Psicologia do Eu). Ao desenvolver ideias próprias, renunciou a uma concepção puramente psíquica da organização da personalidade. Ligava a noção de estádio (no sentido freudiano) à de evolução biológica e social, afirmando que uma pedagogia da adolescência era necessária para superar os conflitos de gerações. Ao longo de sua carreira, Erikson tornou-se professor na Escola de Medicina de Harvard, onde criou um grupo de pesquisas com o seu nome. Ensinou também no Massachusetts Institute of Technology. Redigiu várias psicobiografias de homens célebres como Jesus Cristo, Charles Darwin, Sigmund Freud, entre outros. Sua obra sobre Gandhi recebeu o Prêmio Pulitzer em 1970, e a que abordou a vida de Lutero foi considerada um clássico do gênero. As psicobiografias introduzem uma perspectiva analítica, com o uso de uma teoria da personalidade, sobre o sujeito biografado, conectando-o a fatores de seu contexto associados à sua trajetória.
O psicanalista observou outras formas de se viver na sociedade americana em meados do século XX. Através dessa investigação, ele agregou em sua teoria diversos olhares da antropologia, no qual desenvolveu o pensamento de como o ser humano se constituía a partir da sua interação com o meio.
Dentro da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial, Erik dizia que o desenvolvimento pessoal depende da interação entre o sujeito e o meio que o rodeia. O meio para ele tinha um papel fundamental na construção da subjetividade e identidade de cada pessoa.
Espero ter ajudado!