Boa tarde. Viola Spolin tem diversos tipos de jogos teatrais muito bons.
Você pode escolher alguns jogos e explicar que eles devem ser adaptados para a realidade da sala de aula. Vou citar alguns jogos que se encontra no livro “O fichário de Viola Spolin” e que você pode aplicar na sua aula de Pedagogia. Lembre-se que ela utiliza a estrutura Foco, que é como se fosse o objetivo; Instrução, que são os comandos que você dará; Avaliação, após cada atividade você conversa com o grupo para saber o que sentiram, quais percepções. Tem um jogo chamado "Caminhada no espaço que é muito utilizado no teatro, acho ele muito bom para iniciar a aula. O foco (objetivo) do jogo é que os participantes percebam o espaço e seus corpos nesse espaço. Então você inicia pedindo para que caminhem no espaço, vai dando instruções: “atravesse o espaço, deixe que o espaço atravesse você”. Eu quando aplico essa atividade coloco algumas coisas que vivenciei na prática, como “caminha na ponta dos pés, caminhe com o calcanhar, imagine que está num balde de gelatina”. Depois você pergunta se alguma forma de caminhar incomodou, se doeu, o que sentiram, como perceberam o espaço (avaliação).
Você pode ir mesclando os jogos, utilizar um que foque o corpo, outro que foque os sons. Pode seguir usando mais um com foco corporal. “Sentindo o eu com o eu”, você pede para sentarem em uma cadeira e as instruções são: “sinta os pés nas meias, sinta as meias no pé, sinta o dedo no anel, sinta o cabelo na cabeça” e assim por diante. No momento de avaliação pergunte se sentiram diferença ao sentir a meia no pé e o pé na meia, se foi difícil perceber o corpo ou se foi fácil. Depois pode seguir com um para percepção sonora, “Ouvindo o ambiente”, podem ficar sentados, você indica que todos fechem os olhos, de tempos em tempo os lembre de perceber os sons mais altos, os sons mais baixos. Finalize com perguntando o que cada um ouviu.
Pode finalizar com um “Jogo de bola”, eu gosto muito de fazer esse em roda. Eles jogarão com uma bola imaginária. Inicia o jogo indicando qual o tamanho da bola e o peso, e um jogador deve ir passando para o outro e modificando o peso e o tamanho conforme vão passando para o outro. Faça a avaliação perguntando sobre a dificuldade de visualizar a bola, de mudar o ritmo. E pergunte quais atividades gostaram mais, por qual motivo.
Espero ter ajudado.