Hobby
Por: Veronica Y.
29 de Junho de 2021

Hobby

Descobrindo a si mesmo

Coaching Autoconhecimento Life Coaching A busca pela felicidade

Não sei vocês, mas eu tive muita dificuldade em achar um hobby. Primeiro, porque não sabia do que eu gostava. Segundo, porque passei muito tempo confundindo hobby e interesse.

Enquanto interesse é algo passivo, o hobby precisa ser ativo. Então podemos exemplificar interesses como: ver uma série, ler um livro, assistir netflix etc. Já no hobby, você produz alguma coisa, então pode ser: fazer cerâmica, jardinagem, dançar, pintar um quadro, escrever um livro...

O problema é que fazer algo é mais cansativo, certo? Por isso eu ia deixando o hobby para depois, focando só nos meus interesses. Acontece que é preciso ter um, é extremamente importante para nossa saúde mental. Então fui orientada a procurar uma coisa que gostasse. Aí começou a saga para descobrir o que poderia ser um hobby na minha vida. Tentei diversas coisas, desde cozinhar, pintar, dançar, bordar, até escrever. Foi mais de um ano experimentando novidades até finalmente achar algo que me fizesse bem e que eu não fosse péssima.

Nesse processo, descobri muito sobre mim mesma. Nunca fui o tipo de pessoa que sabe exatamente o que quer, o que gosta, o que não gosta. Comecei com o que achei mais fácil: o que não gostaria de fazer, tipo pular de paraquedas. E a partir disso, fui restringindo para aquilo que eu poderia tentar. Hoje em dia posso dizer que meus hobbies são criar histórias e escrever sobre elas.

Perguntando para as pessoas seus hobbies, ia tirando ideias para os meus, mas acabei percebendo que muita gente era como eu, meio perdido. Por isso, resolvi compartilhar o que aprendi. Espero que você, que está lendo isso agora, possa descobrir um hobby (se não tiver ainda) e compartilhe comigo o que achou.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil