O caminho para a felicidade
Por: Veronica Y.
28 de Junho de 2021

O caminho para a felicidade

Unindo talento, motivação e esforço

Coaching Coaching Educacional Autodesenvolvimento Autoconhecimento Life Coaching A busca pela felicidade

A dúvida de qual carreira escolher é definitivamente uma das maiores da vida. Primeiro, porque precisamos escolher cedo demais, quando ainda nem nos conhecemos direito. Segundo, porque somos seres pensantes e mutáveis. Nada é estático, tudo muda, assim como nossos gostos e interesses. A orientação vocacional pode até dar um norte quando a dúvida é muito grande, mas o essencial é o autoconhecimento. 

Muita gente diz que a nova geração não tem interesse em aprender, pois só quer ficar nas telas, jogando videogames, vendo vídeos ou fazendo qualquer outra atividade, exceto estudar. Existe uma parcela de verdade nessa afirmação, mas as crianças não vêm muita utilidade naquilo que estudam na escola, portanto não se interessam porque não sabem a aplicação daquele conhecimento. Além disso, algumas pessoas nasceram para fazerem outras coisas, não acadêmicas. Existem sete tipos de inteligência de acordo com Gardner e algumas não são expressas em sala de aula. 

Todos nós nascemos com talentos, aquilo que demonstramos facilidade natural. Quando alinhamos talento à esforço, podemos alcançar os mais altos patamares. Claro que é preciso gostar do que faz, pois ninguém aguenta viver fazendo algo que não gosta. Às vezes, apesar de saber qual o nosso talento e do que gostamos, ainda ficamos "parados", com medo de seguir por aquele caminho. Talvez por não ser tão convencional ou por não atender às expectativas dos pais, da sociedade, de si mesmo... Às vezes, é preciso um empurrão, pois não há nada mais gratificante do que acordar e fazer o que gosta. 

"Ah, mas meu filho só gosta de videogame". Quem sabe ele não vira um gamer de sucesso? Ou um designer de jogos, programador? Hoje, o mundo oferece possibilidades diversas e temos que abrir a mente para acompanhar as mudanças. A maior parte das vagas de emprego no país são para a área da tecnologia e esse é o futuro. "Ah, o meu filho nem parece um jovem de hoje. Fica o dia inteiro com a cara enfiada nos livros". Que ótimo! O mundo também precisa dessas pessoas, porque sempre que surge um movimento, também aparece o movimento contrário. O consumismo desenfreado é alto, mas também existe muita gente levando um estilo de vida minimalista. Existem diversos cursos de tecnologia, mas também houve um aumento na procura de cursos de artesanato e áreas similares.

Deixando a questão da falta de engamento e motivação de lado, precisamos prestar atenção em alguns sinais, que podem indicar doenças. Por exemplo, se seu filho(a) está ganhando peso, ficando mais lento, com mais sono, com alterações de cabelo ou unhas, isto pode ser hipotireodismo. Ou então, uma criança que tem grande dificuldade de concentração, fica pouco tempo focada e tem muita energia, pode ser TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Existem inúmeras doenças orgânicas que podem levar a alterações do comportamento e da "motivação", por isso é importante estar com check up em dia. 

Outro ponto importante é a depressão e os transtornos de ansiedade, cada vez mais frequentes. Existem estudos mostrando relação direta entre uso de redes sociais e esses transtornos. Pode ser uma via de mão dupla: a depressão ser causada pelo excesso das redes ou o tempo de uso aumentar devido à depressão. Após a pandemia, os casos de crianças e adolescentes com problemas de humor aumentaram muito, um dado preocupante. A falta de dados sobre o assunto atrapalha o cálculo de incidência, mas é algo visto por todos os pais e profissionais da saúde. 

Portanto, além de deixar seus exames clínicos em dia, é sempre bom prestar atenção aos pequenos sinais. Na dúvida, sempre procure ajuda especializada. Tentar orientar a criança e o adolescente sobre o futuro é uma ótima estratégia, mas, muitas vezes, isso requer ajuda externa, pois eles estão naquela idade em que tendem a desconsiderar o que é dito em casa. Acompanhar, motivar e dar incentivos é muito mais eficaz do que reclamar ou dar castigos, então lembre-se de fazer o reforço positivo. E, claro, existem profissionais especializados em orientar e guiar os estudantes, então que tal procurar um para seu filho(a)?

 

Referências:

1. https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/depressao-e-redes-sociais/ (acesso em 28/06/21)

2. https://jornal.usp.br/artigos/o-custo-da-pandemia-sobre-a-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes/ (acesso em 28/06/21)

3. https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/7-tipos-de-inteligencia/ (acesso em 28/06/21)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil