Terapia
Veronica Y.
em 29 de Junho de 2021

Há alguns anos voltei a fazer terapia. Fazia bastante tempo que eu tinha parado, mas achei que seria bom retornar. Na primeira sessão com a nova psicóloga, ela me explicou que linha segue, o que ela faz etc. Foi a primeira vez que alguém me falava aquilo, então prestei atenção.

Chegando em casa, claro, procurei no Google o que eram essas linhas. E só aí percebi que eu provavelmente perdi meu tempo antes só por não saber isso. Eu tinha feito duas vezes antes com profissionais diferentes, uma freudiana e outra que trabalhava com terapia cognitivo comportamental. O problema era que eu não sentia que fazia algum progresso.

Na primeira, era quase um monólogo, ela me incentivava a falar e não dizia qual era o problema, mas tentava fazer com que eu chegasse a essa conclusão sozinha. Resultado: era muito, mas muito difícil eu concluir alguma coisa certa.

Na segunda, creio que foi mais uma questão de não adaptação ao método. Agora, na minha terceira tentativa, tenho experimentado a linha de Jung. Devo confessar que sempre gostei de suas teorias, assim tenho um pequeno viés, mas até hoje foi a que eu mais gostei e tive mais resultado.

Como médica, já vi diversos tipos de profissional por aí: aqueles que não são bons em nenhuma área, aqueles que só são bons em guardar informações, aqueles que são ótimos showmans mas que tem pouco conhecimento teórico e aqueles que são bons nas duas coisas. Assim como existe todo tipo de paciente: os que querem conversar por horas, os que não querem ficar na consulta mais que 10 minutos, os que gostam de entender tudo, os que só querem saber o que precisam fazer, os que não querem saber de nada, os que não fazem nada...

Da mesma forma, existe diversos tipos de terapeuta. E para cada pessoa existe um tipo melhor. Não estou dizendo que um é melhor ou pior que outro, só que a preferência é individual. Demorei para achar a melhor linha para mim por pura ignorância. Por isso recomendo pesquisar antes de ficar anos preso em algo que não está dando certo.

Se gostou desse post, curta e conte nos comentários que linha terapêutica você segue!

São Paulo / SP
Graduação: Letras (Uninassau)
Coaching para Vestibular Coaching para o Ensino Médio Assessoria e acompanhamento de estudos Coaching para a busca pela felicidade Coaching Educacional Autodesenvolvimento
Tutora de alunos e professora de português e redação. Sinta-se motivado para aprender!
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Veronica Y. Whatsapp do professor Veronica Y. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 44 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil