Dicas pra que a empresa não seja a própria "Caixa"
em 21 de Outubro de 2020
Como educador, continuo a repensar a Educação, pois ao tentar fazer o meu papel de professor eu descobri que mais aprendo do que ensino.
Eu entendi que não existe a aula perfeita, mas o resultado daquilo que cada um consegue perceber que aprendeu. Pois, na maioria das vezes, nós demoramos para perceber que aprendemos algo. É que aprendemos com a soma do que vivemos, e não só com uma aula, um dia, livro ou curso...
No entanto, por conseguir ver no(a) estudante alguém que sabe coisas que eu não sei..., a cada semestre, uma nova turma me ensina que não existem fórmulas prontas e acabadas para educar.
É sempre um desafio descobrir como negociar com indivíduos únicos e pensantes. Com cabeças únicas, verdades próprias e egos poderosos. Gente que sabe muito.
Só que alguns mais valorizam o que não sabem... e se fecham para aprender, em um espaço tão cheio de saberes, com tanta gente que quer aprender e ensinar... que participa, que fala, mesmo não achando que sabe..., que ensina mais do que eu, pois traz dúvidas, pensamentos, entendimentos, traz sua vida para a sala e compartilha comigo e os colegas. E a vida não é teoria, é pura prática.
Eu aprendo mais do que ensino, justamente por saber que cada um ali sabe muita coisa. E, por isso, eu busco formas de estimular a troca de ideias, a reflexão sobre as teorias... aplicadas na vida, no convívio, nas realidades que vão além do trabalho, de uma profissão, pois a vida é maior que isso.
Não me sinto responsável pelas escolhas que cada um faz para sua educação... mas eu me sinto responsável pelo estímulo ao pensamento crítico de quem está comigo em sala (e vive fora dela). Essa é a parte que me cabe.
Hoje, eu acredito que repensar a Educação é algo constante e que sempre terá espaço para críticas, mudanças e até para continuar não sendo "tão bom", pois a vida é assim, cheia de altos e baixos.
Tudo isso me faz sentir como um aluno aquele que busca a luz, e não somente como um educador... aquele que intermedia, auxilia, apoia, instiga, provoca, acredita.
Acontece que como um aluno eu busco a luz do saber no outro, pois descobri que o paradoxo de aprender --que me faz saber o quanto eu não sei-- é o que me motiva a aceitar minha ignorância com mais tolerância e a nunca deixar de me encantar com a busca do conhecimento do outro. De meus alunos e alunas.
Conhecimento que me dá o prazer de continuar assim: descobrindo o quanto eu não sei e quantas coisas novas existem ainda para aprender e reaprender... nos livros e no convívio com esses(as) aprendizes-educadores(as), que me ensinam a cada novo dia que passa.