O banco branco.
Wilson L.
em 31 de Agosto de 2020

Em um quartel existia um banco branco e, a seu lado, sempre vigilante, um soldado armado que informava aos desavisados que não podiam sentar naquele banco.

Certo dia, um recruta incauto, daqueles pentelhos que não têm coisa melhor para fazer, resolveu perguntar o que aquele banco branco representava, que personagem ilustre sentou bem ali.

Para surpresa do jovem curioso, ninguém soube responder com certeza... só haviam lendas, histórias, boatos, que nem mesmo tinham bases de fato.

Foi então que o jovem persistente recorreu ao arquivo do quartel. Folheou, remexeu, fuçou, até que encontrou uma ordem do dia, assinada por um tenente antigo, que datava pra lá de cinquenta anos... pois é... era um banco antigo.

E lá na ordem assinada estava escrito, logo após alguns floreios e firulas do escrivão que redigiu:

  • “que seja designado um soldado para montar guarda ao lado do banco branco, que está localizado no centro do quartel. Que o vigie e cuide para que ninguém sente neste banco até que a tinta seque”.

Moral da história... às vezes seguimos ordens, executamos serviços, repetimos rotinas, que já não são mais necessárias. E na maioria das vezes, isso ocorre porque seguimos a cultura do “sempre foi assim” ou, pior, do “é assim que se faz”.

Para inovar, criar, renovar... é preciso pensar a respeito, questionar. Pois, em muitos casos, aquilo que já vem com uma resposta pronta, mas que não parece fazer sentido, por gerar mais desperdício ou perda de tempo do que o necessário, só está lá porque ninguém, até então, procurou fazer a pergunta certa. Pense nisso.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

  • Imagem e efeitos: wilson leite.
  • Artigo, deste autor, originalmente publicado no LindekIn, em 06 de abril de 2017.
    Fonte original: https://www.linkedin.com/pulse/o-banco-branco-wilson-leite/
Maceió / AL
Mestrado: Mestrado em Arte e Cultura Visual (UFG - Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual)
Aprenda a teoria sem complicação e adaptada às suas necessidades e saberes. Prof. com mestrado, 20 anos de exp. profissional e 15 de sala de aula.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Wilson L. Whatsapp do professor Wilson L. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil