Reforço Escolar
Por: Marcos R.
20 de Janeiro de 2016

Reforço Escolar

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Reforço Escolar

 

Desde os projetos de reforma educacional proposta por Rui Barbosa no séc. XIX, a transmissão e a transformação das informações em conhecimento eram considerados fatores cruciais para o desenvolvimento e modernização do país. Propunha um sistema de educação voltado para a vida, formando cidadãos civilizados e, conseqüentemente, uma nação civilizada. Esse modelo proposto criticava o ensino marcado pela retórica e a memorização. “A escola difundida deveria estar voltada para a vida, esta deveria estar carregada de conteúdos científicos, formando o trabalhador e o cidadão”, (in http://www.anped.org.br/23/textos/0208t.PDF).

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

TÍTULO I
Da Educação
Art. 1º
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social...”.

FONTE: Presidência da República

O texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional esclarece a abrangência da educação, que deve estar inserida em vários níveis das relações humanas. Além disso, a educação escolar “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”. Desta forma, justifica-se a necessidade de um ensino muito mais amplo, preparando os indivíduos para a vida em sociedade e para escolher os caminhos mais adequados a serem percorridos dentro da complexidade e metamorfose do mundo atual. Esses desafios estão consoantes com os pilares básicos da educação moderna, segundo Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

Apesar de as definições de educação contemplarem a necessidade de um conhecimento amplo há bastante tempo, no século XXI os sistemas educacionais formais ainda tendem a privilegiar apenas o acesso do indivíduo ao conhecimento, em prejuízo a outras formas de aprendizagem. Para realmente formar cidadãos, a educação deve ser concebida como um todo.

Além disso, o melhor aproveitamento dos estudos é essencial num mundo que caminha à velocidade estonteante de criação, modificação e exigibilidade. É comprovada que a adoção de métodos, hábitos e sistemas do estudo, é essencial para a obtenção de resultados satisfatórios quando falamos em aprendizagem. Nos últimos anos, o termo “Aprender a Aprender” passou a permear mais freqüentemente as discussões sobre a forma mais eficiente de se aprender, economizando tempo e assimilando mais eficientemente informações, facilitando a transformação desse insumo em conhecimento.

O aprendizado é algo sempre presente, dinâmico e constante. O ser humano é dotado de elevada capacidade de captura e acúmulo de informações. Porém, sabemos hoje da importância de outros fatores para o sucesso do processo do saber ora desconsiderados, como o sono, a alimentação e a postura. Assim, apesar de ser fato que o aprendizado esteja ocorrendo ininterruptamente, pode o indivíduo, por meio de técnicas e vivências, obter um aproveitamento mais vantajoso para si.

Sejam por falhas da escola ou dificuldades dos alunos, os prestadores de serviço de reforço escolar, atuam para melhorar o desempenho, ou mesmo, evitar o fracasso escolar de estudantes de todas as idades e classes sociais. Ainda que, algumas firmas explorem empresarialmente este seguimento de negócio, oferecendo reforço escolar individualizado para alunos da educação básica, na maioria das vezes a atividade é realizada por profissionais independentes. Trata-se de uma forma de exercício da docência, realizada por professores formados, ou estudantes de séries mais avançadas, popularmente conhecidos como “explicadores ou facilitadores”, que lecionam em suas próprias casas ou na residência dos alunos.

R$ 40 / h
Marcos R.
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Marcos R.
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Graduação: licenciatura em matemática (Uniasselvi)
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