Platão e sua filosofia
em 08 de Janeiro de 2024
O que é o senso comum para a Sociologia?
O senso comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Já para a filosofia é uma verdade não questionada, é uma aceitação sem questionamento. O senso comum não é aceito pela sociologia e nem pela filosofia. A sociologia assim como a filosofia tendem a não se limitar a uma observação necessária sobre determinado assunto.
Para não sermos reféns e limitados desnecessariamente, e usar de um julgamento justo racional, no decorrer do ano vamos estar estudando um pouco sobre Política.
ɸ Dogmatismo ɸ
Desde o surgimento da filosofia na Grécia antiga o dogmatismo e o ceticismo caminham juntos, talvez não tão cristalino para aqueles que não querem ver ou aceitar.
Para iniciarmos a nossa compreensão no termo dogmatismo, vamos entender o significado de dogmatismo primeiro. Essa palavra tem vários significados, vamos ver dois deles, o senso comum e o sentido filosófico.
O dogmatismo do senso comum
No senso comum o dogmatismo é a manifestação de uma verdade não questionada.
Vamos analisar a parábola das três peneiras de Sócrates:
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.
Do ponto de vista do dogmatismo no senso comum que seria um tipo de informação tida como verdade não questionada, analisada, que tenha passado por um crivo, é uma verdade absoluta, e que não está aberta a novas possibilidades de interpretação. Nesse caso o que se aprendeu está na condição de uma limitação. Infelizmente pessoas que não estão abertas ao diálogo, se encontram em um estado de petrificação, resistência e que teme o novo e impõe o seu ponto de vista.
O perigo no dogmatismo do senso comum é o seu possível inclinio ao totalitarismo, como o exemplo dos políticos de esquerda, na União Soviética, e de direita, na Alemanha nazista. Além dos pontos de negação ao pluralismo, colocação de caráter ideológico e desaguamento nesse caminho para uma doutrina oficial do Estado ou partido.