Introdução ao Direito Administrativo
Por: Douglas N.
10 de Novembro de 2020

Introdução ao Direito Administrativo

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Constitucional Concursos Públicos para Iniciantes Concursos Públicos Direito Administrativo para Concursos Como passar em concurso público Aulas particulares

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
1.1.Distinção entre Administração Pública e Direito Administrativo
Direito Administrativo: É a ciência jurídica que tem por base, objeto o estudo da Administração Pública, seus órgãos, entes, agentes, servidores
Administração Pública: É a ciência da administração, é a prática, o dia a dia dos órgãos públicos, administrar a República – coisa pública.


1.2.Princípios da Administração Pública
Princípios Expressos no Texto Constitucional: Artigo 37 caput da CF/88 – LIMPE
Princípios implicitos, não escritos ou não expressos na CF/88:
-Hierarquia:
- Indisponibilidade
- Razoabilidade: Encontra-se expresso em algumas Constituições estaduais, como de MG e SP. É um meio inibidor da atuação discricionária do agente público.
Tutela ou autocontrole: É o controle que a Administração Pública exerce em relação as entidades por ela criada. Não pode interferir na autonomia administrativa e financeira.
Autotutela: É a possibilidade que a Administração Pública de controlar internamente os seus próprios atos, através de seus órgãos de controle interno: Controladoria, CGU, TCU. A Administração Pública pode anular seus proprios atos ilegais ou revogar os atos legais, por motivo de oportunidade e conveniencia.


ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA
Administração Direta ou centralizada é a exercida de forma direta através de seus próprios órgãos, servidores, distribuição de competência dentro da mesma pessoa jurídica. Nesse caso ocorre a desconcentração da atividade administrativa.


Desconcentração # descentralização


Desconcentração realizada através de lei: desconcentração originária
Desconcentração realizada em virtude de delegação de competência: derivada


Órgãos públicos: É o centro de competência, criado para a realização de serviço público ou desempenho de atividades meio da Administração Pública. Não possuem personalidade jurídica. Pode ter autonomia financeira e administrativa.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil