Por que a Disciplina é tão importante?
Por: Fernanda M.
13 de Maio de 2021

Por que a Disciplina é tão importante?

Yoga Personal Yoga Meditação Hatha Yoga Relaxamento Pequenos Grupos Yoga em Casa Respiração Concentração Condomínio Yoga Grupos Mulheres Vinyasa Yoga Gestantes

Quando ouvimos a palavra disciplina ou alguma afirmação junto a ela, como por exemplo "Você tem que ter disciplina" ou "Seja disciplinado", a principio pode ser que surja um sentimento de peso, um sentimento de prisão ou cobrança. E isso acontece por que temos a compreensão errada dessa ação.

A Disciplina ela surge inicialmente de uma espaço que não é muito agradável. Quando temos a ação de iniciar alguma coisa, principalmente algo que requer mudanças bruscas ou transformadoras, nosso corpo e nossa mente se sentem incomodados (inicialmente). E isso acontece por que nossa mente ela é resistente a mudanças e pra completar temos uma cultura de querer pequenos prazeres ou felicidades a curto prazo.

Como assim?

Algumas vezes decidimos mudar, iniciar um novo hábito, por exemplo, correr 3 vezes na semana. Inicialmente você está animado, separa roupas de corrida, seu relógio digital, uma play-list energética, baixa uma aplicativo para contabilizar distância percorrida e calorias perdidas, enfim tudo para proporcionar a melhor experiência. E muitas vezes isso acontece logo no inicio, após a corrida você se sente realizado, relaxado, FELIZ! E segue praticando

 

Porém chega um momento em que aquele fervor inicial não existe mais e fatores externos podem começar a atrapalhar, como um dia de chuva, um atraso no trabalho, ou cansaço, relógio digital parando de funcionar, unha do dedinho da mão que quebrou, rs!

Brincadeiras a parte, vão aparecer situações que sim será necessário uma adaptação para manter o ritmo e as outras 90% serão desculpas que a sua mente se agarrará para manter a mesma rotina que você tinha antes de começar a correr. Isso porque ela tem tendência a manter o mesmo hábito. Quanto mais tempo permanecemos no mesmo hábito, as sinapses ligadas a esses hábitos ficam mais rápidas e fortes, exigindo menos energia e esforço para executá-las. Por isso, quando desejamos mudar (iniciar uma nova sinapse), nossa mente tende a resistir, pois ela quer manter a mesma sinapse, manter o mesmo caminho que já fez a anos.

Além dessa tendência da mente, existe outra questão que sabota a disciplina: a busca por prazer imediato. O primeiro ou os primeiros dias de uma corrida podem ser os melhores possíveis, trazendo satisfação e alegria, porém logo em seguida, dia após dia, repetição após repetição, pode ser que não exista mais aquela febrilidade, aquele prazer inicial, e isso pode trazer um certo desânimo, porque estamos sempre em uma constante busca e apego pelo prazer imediato.

 

Quando iniciamos um novo hábito passamos por 3 fases: primeiro tem a fase Insuportável, quando é doloroso, não é mais divertido como quando começou, o corpo está resistente, a mente rejeito a nova ação. Esse é o momento mais crucial na disciplina. É nesse momento que pode acontecer aquela girada de chave, perceber os bloqueios que vão aparecendo e sem julgamento, sem apego continuar no propósito. Existe uma frase que diz "Tudo é difícil antes de ser fácil", é esse momento é exatamente isso.

A segunda fase é Desconfortável, sim ainda não é tão agradável, ainda é um pouco ruim, porém muito menos doloroso que no inicio. Essa fase costuma acontecer entre 10 a 20 dias após o inicio do novo hábito.

E a terceira fase é a Irrefreável, nesta fase o hábito já faz parte de si, já começa a sentir e perceber os benefícios, começa a sentir orgulho de você, já não se vê mais separado do hábito e reforça cada dia mais positivamente o hábito. Essa fase costuma acontecer após 20 e 30 dias de inicio do hábito.

Muitas pesquisas já comprovaram que para iniciar e principalmente manter um novo hábito (fazer um reprogramação mental) são necessários 21 dias, outras pesquisas afirmam 30 dias, algumas 40 dias.

O que temos que ter em mente é que o propósito da disciplina é nos trazer alegria e liberdade a longo prazo. Liberdade de ter um corpo saudável, uma mente em paz e um coração livre de traumas e amarras. A Disciplina nos ensina a suportar o que é desconfortável no inicio (semente), tornando com o tempo aquela ação cada vez mais confortável e parte da nossa essência, permitindo que a Felicidade duradoura se instale na vida.

 

E você, como esta a disciplina nos seus compromissos? Compartilha aqui nos comentários.

 
 
 
 
 
 

Fê Melo

Professora de Vinyasa Yoga e Meditação Estudante da vida, da alma, das energias.

"Que eu seja luz aonde quer que eu vá"

R$ 100 / h
Fernanda M.
Rio de Janeiro / RJ
Fernanda M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Yoga - Consciência Corporal Yoga - autoconhecimento Yoga - Controle Emocional
Graduação: Formação de professores de yoga - Vinyasa Yoga (Yin Yang Vinyasa Yoga School)
[meditação e yoga] vamos juntos criar o hábito de cuidar da mente e do corpo com o yoga?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil