Como escolher o melhor notebook
Por: Fernando C.
26 de Fevereiro de 2021

Como escolher o melhor notebook

Informática Geral Escolher notebook

Como escolher o melhor notebook para o trabalho

 

Cada vez mais em nossos tempos os trabalhos exigem cada vez mais a presença de computadores para melhorar a produtividade. São diversos tipos de possibilidades de trabalho que se pode realizar utilizando-se de computadores.

Podem ser citadas uma infinidade de trabalhos realizados por computador e principalmente depois da pandemia do covid 19 houve um crescimento de trabalhos como HOME OFFICE  e trabalhos remoto e ainda vários outros.

O notebook por exemplo oferece grandes vantagens na hora de realizar trabalhos. Ele é leve e pequeno e possui uma bateria com algumas horas de autonomia o que torna esse aparelho extremamente portátil e ágil nos momentos de locomoção. 

Entretanto muitos que iniciam nos trabalhos nem sempre começam com notebooks de boa qualidade ou adequados para seus trabalhos sendo essencial prestar atenção em diversos detalhes na hora de escolher seu novo notebook, como processador, HD ou ssd, bateria, memória, placas de vídeos e muitas outras coisas e principalmente quanto ao tipo de trabalho que irá realizar.

Um trabalho de arquitetura por exemplo precisa de alto desempenho para rodar arquivos característicos desse trabalho enquanto que um estudante necessita apenas de um computador rápido que utilizará apenas softwares como word, power point, planilhas, etc.

HD ou SSD qual o melhor?

  Um ponto que se deve dar muita importância são os dispositivos de armazenamento, já que esse é um dos fatores de maior relevância senão o mais relevante na hora da escolha do notebook.

No caso do HD que foi criado a mais 60 anos, trata-se de uma tecnologia antiga e que usa discos móveis para gravação de dados, isso significa que é um sistema mais lento e propenso a defeitos. Porém sua vantagem é conseguir armazenar uma grande quantidade de informações por baixo preço.

Já o SSD que é a abreviação solid state drive e pode se comparar a um grande pendrive. Sua vantagem é ser muito mais rápido que o HD e menos sujeitos a defeitos. A desvantagem é que um SSD com a mesma capacidade do HD ainda é muito mais caro.

 Entretanto é mais aconselhável o uso ssd mesmo com menor capacidade principalmente quando o trabalho demanda eficiência.

 

Memória RAM

Este dispositivo garante agilidade e estabilidade na utilização dos arquivos, principalmente quando tem mais de um aberto ao mesmo tempo. A quantidade de memória RAM varia muito de acordo com a necessidade do usuário. Um estudante, por exemplo, não precisaria mais do que 8 GB, enquanto que profissionais precisam de no mínimo 16GB para abrir arquivos pesados simultaneamente e sem apresentar lentidão.

 

Processador

A grande maioria dos notebooks utiliza processadores da intel que são divididos em i3, i5, i7, i9. Nem sempre as pessoas entendem o que significa essas subdivisões, mas vale pensar que o i3 é intel core básico que possui de dois a quatro núcleos de processamento, já o i5 e i7 possuem de 6 a 8 processadores e o i9 vai disparado com 18 núcleos de processamento.

Quanto mais núcleos o processador tiver, mais tarefas este poderá realizar simultaneamente. Vale considerar a geração desses dispositivos, pois os mais modernos costumam ter melhor desempenho do que as gerações mais antigas. Também não é necessário comprar o notebook mais caro com i9 só por que é melhor. Você precisa observar o melhor custo benefício e o perfil que você espera do computador.

 

Tela

A resolução do display vai além dos que precisam trabalhar com imagens, afinal, quanto mais pixels mais conforto a tela irá oferecer aos olhos. entretanto quanto melhor a definição de tela, mais caro será o notebook e maior será a demanda de bateria.

Uma resolução interessante é o full-HD (1920 - 1080 pixels) que oferece uma imagem impressionante e uma baixa demanda de bateria. Embora seja recomendada a full-HD independente se você irá trabalhar com imagens ou não, a resolução HD (1366x768 pixels) não representa problemas para estudantes usuarios do microsoft office apesar de não agradar muito aos olhares mais exigentes. 

 

Bateria

 

Para você que procura um notebook para trabalhar deve estar muito atento e investir em um aparelho com bateria de longa duração, pois certamente valerá a pena quando for necessário trabalhar em locais públicos e sem tomadas disponíveis.

 Procure notebooks que oferecem muitas horas de autonomia e considere que a indicação nominal nem sempre é exata, por exemplo, se o fabricante indica que a bateria do notebook pode durar até 15 horas é bom assumir que essa duração pode ser menor em condições normais de uso.

 

Qual a melhor marca para investir?

 

Dizem os especialistas que o apple é de maior confiança nos mercado. Uma exclusividade muito vantajosa é que possuem o sistema operacional macOS que tem muito mais estabilidade do que o windows. Entretanto seus preços são muito elevados e oferecem poucas configurações comparada com o windows.

Já no windows encontramos várias opções e modelos como asus, lenovo, Acer, positivo,etc. Essas são marcas confiáveis e com pós-venda razoável. A Dell e HP por exemplo são as com preço mais elevado, mas são marcas consolidadas no mercado, mas da para fazer bom negócio com marcas menos populares como Asus e Lenovo que são ótimos produtos com baixo custo.

R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil