levantamento planialtimétrico

Engenharia levantamento planialtimétrico
levantamento planialtimétrico
Fernando C.
em 26 de Fevereiro de 2021

 Levantamento planialtimétrico

 Os levantamentos topográficos são trabalhos super importantes, pois permitem mapear e reconhecer a superfície de determinado terreno através de uma representação gráfica. Eles são o conjunto de medições que tem o objetivo de representar todos os acidentes geográficos e  medidas importantes em uma área. 

Atualmente existem diversos tipos de levantamento topográfico, porém pelo menos três tipos são os mais usados por conta de sua precisão. O primeiro deles é o levantamento altimétrico ou altimetria que serve para medir o relevo e a declividade de uma área, o segundo é o levantamento planimétrico ou planimetria que serve para as medidas horizontais com o principal objetivo de delimitar o terreno e o terceiro é o levantamento  planialtimétrico que vamos nos aprofundar nesse artigo. 

O levantamento Planialtimétrico  é um dos levantamentos mais completos que existe e caracteriza-se pela união dos levantamentos altimétricos e planimétricos além de ser uma descrição documentada com todos os detalhes de um terreno. 

Uma Norma muito usada na topografia é a NBR 13133, ela estabelece condições e exigências para a execução do levantamento topográfico de forma a obter informações a respeito do terreno(  relevo, área, limites, posicionamento, etc), para estudos e execução de projetos básicos e projetos executivos.

O levantamento planialtimétrico divide-se em duas etapas: O trabalho de medição de campo e o desenho técnico da planta topográfica. A duração do trabalho varia muito de acordo com a quantidade de detalhes e o tamanho do terreno.

A medição de campo é a etapa onde se obtém todos os dados sobre o terreno como diferenças de nível, ângulos e medidas planas e descreve também dimensões horizontais e a posição real do Norte.  E não para por aí, permite a medição de detalhes como postes, bueiros, árvores e cercas. Enfim, todas as informações necessárias para o desenvolvimento da próxima etapa, que é o desenho técnico da planta topográfica.

 Na planta topográfica é feito a representação gráfica de todos os dados obtidos na forma de um desenho técnico. Aqui naturalmente, são usados diversas normas técnicas como a NBR 8196 para o emprego de escalas técnicas em desenho técnico, a NBR 8402, 8403 e 10126 para a execução de caracteres descrita, NBR-10068 e NBR 10521 para folha de desenho, leiaute e dimensões e apresentação de folha de desenho técnico, etc.  Existem diversas outras normas técnicas, pois essa é uma etapa complexa e que exige muita precisão para se transmitir informações corretamente.

Esse é um trabalho muito importante e vale lembrar que deve ser realizado por um topógrafo devidamente registrado em seu conselho de classe e utilizando-se de diversos instrumentos de precisão específicos. Isso é essencial para identificar as medidas do terreno corretamente evitando assim futuros problemas em uma construção, afinal um simples erro pode colocar um projeto em cheque e até gerar prejuízos.

Esta será uma pequena lista de alguns equipamentos que são frequentemente utilizados nos levantamentos topográficos em geral:

  • Estação total: É um aparelho eletrônico que mede ângulos e distâncias com alta precisão, emitindo laser para um prisma.;
  • Prisma: Este reflete o sinal da estação total;
  • GNSS: Sistema global de navegação por satélite, gere coordenadas precisas através de dados geoespaciais transmitido por satélite;
  • Drones: Estes geram dados através de imagens aéreas capturadas por câmeras. 

Os drones em específico vem se popularizando nos trabalhos de topografia e é um bom exemplo do emprego de novas tecnologias nessa área, pois oferece diversas vantagens como imagens de alta qualidade, prazo curto, pois é bem mais rápido que o métodos tradicionais principalmente em locais de difícil acesso, baixo custo e altíssima precisão.

Até aqui já vimos o que é e como é feito, mas para que serve?

O levantamento planialtimétrico completo, possui informações essenciais para diversas áreas. Com todas as informações exatas sobre um terreno, é possível projetar casas, pontes, estradas, edifícios, estações de tratamento (ETE), barragens e complexos industriais. 

Ela também facilita o trabalho de engenheiros e arquitetos durante uma construção civil, e também melhora a execução e a economia já que apresenta as características do terreno para o projeto de construção. A prefeitura quase sempre exige o levantamento planialtimétrico para comprovar o perímetro do lote ou para saber de alguma modificação.

O levantamento planialtimétrico não apenas é obrigatório, como não é recomendado iniciar qualquer construção ou reforma sem fazer esse trabalho de coleta de dados. Com o levantamento concluído é possível identificar os acidentes geográficos da área permitindo assim uma construção mais segura e sem imprevistos. Quanto ao preço, costuma variar de acordo com as dimensões do terreno, mas comparando o valor do levantamento planialtimétrico com sua aplicabilidade e responsabilidade é bem baixo, ou seja, um ótimo custo-benefício. 

 

Lages / SC
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Fernando C. Whatsapp do professor Fernando C. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil