Vocabulário - Curiosidades e  dicas de como melhorar e aumen
Por: Ana G.
20 de Julho de 2016

Vocabulário - Curiosidades e dicas de como melhorar e aumen

Inglês Nativo Leitura Fluente Vocabulário Online Engenharia Comunicação Fala Textos Curiosidades Ajuda Língua Escrever Fluência

O vocabulário é sem dúvida fundamental na construção de qualquer idioma. Afinal são os vocábulos(palavras) combinadas umas as outras que formam a comunicação. Sendo assim, reservar tempo de qualidade para aprimorar o vocabulário é essencial. 

Uma curiosidade importante sobre vocabulário é que em qualquer idioma ele é infinito, ou seja, sempre haverá palavras novas pra conhecer. Se você acha que por ser brasileiro nativo, fala português desde criança, é fluente e por isso sabe todo o vocabulário da língua portuguesa, sem dúvida está engado a respeito disso. Você pode ver como isso acontece quando aprende por exemplo uma nova profissão. Se você for se formar em Engenharia Ambiental por exemplo vai logo se deparar com o vocábulo 'Abiótico' e entender que este significa 'ausência de vida, lugar ou processo sem seres vivos'. Além de aprender diversas expressões relacionadas a área de estudo.

Além desses fatores já mencionado, algo muito relevante sobre o vocabulário é que a língua é viva. O que isso significa? Isso quer dizer que os dias os anos passam e a língua se modifica, sofre alteração, novas expressões vão surgindo, o modo das pessoas de se comunicarem sofre alterações significativas.

Agora, por que tudo isso é importante? É bom saber que você não precisa ficar desesperado pra aprender todo o vocabulário de um idioma, por que isso é praticamente impossível. Conscientizar-se de que estaremos sempre aprendendo evita nos sentirmos frustrados sempre que ouvimos ou lemos uma palavra que desconhecíamos. Acho isso muito importante para manter a motivação.

De curiosidades já foi o suficiente por agora. então, que tal falarmos sobre as dicas de como melhorar nosso vocabulário?

Vamos a primeira dica:

Leia - Isso ai, quanto mais você ler textos, diálogos, letra de músicas, mais palavras você aprenderá.

Anote - Sempre que  encontrar uma nova palavra anote-a em um caderno de vocabulário e crie exemplos com elas, isso vai ajudar a fixar. Escrever, assim como falar, é uma atividade ativa, impulsiona o neurônios.

Revise - Não adianta só aprender a palavra, tem que revisar. Se você não revisar, quando você encontrar novamente aquela palavra depois de um tempo, vai ser como se você a estivesse vendo pela primeira vez. Revisar reforça e constrói o conhecimento.

 

Dica de leitura:

Leia textos curtos - Histórias em quadrinho é divertido e rico em vocabulário. Livros de história com diálogos entre personagens ajuda muito a saber como se responde a certos usos da língua.

Por exemplo: O primeiro livro em inglês que eu lí era uma história sobre oeste selvagem, um livro curto de 44 páginas apenas mas foi muito bom para o meu vocabulário.

Tenha um bom dicionáio - Alguns dizem que traduzir é ruim, mas eu não penso assim, eu penso e vejo como que encontrar uma correspondência da palavra no seu idioma facilita todo o processo. Um bom dicionário online que indico é www.wordreference.com  é bom por que você encontra o som das palavras em vários sotaques de inglês, além de frases de exemplos para a maioria delas.

Tem um site que eu particularmente gosto bastante de usar: JW.ORG, apesar de ser um site religioso, me ajuda bastante por que tem muito material de leitura, áudio e vídeo em centenas de idiomas, incluindo o inglês com todos os falantes nativos, achei muito bom. Não sei o que você particularmente acha da bíblia, mas por incrível que pareça, a bíblia é fantástica pra ajudar no vocabulário, tem muitos diálogos. Se você for tentar pode começar em Mateus ou em 1° samuel, bastante diálogos alí.

 

Então, esse artigo foi útil pra você? Se foi curte ai e me deixa um comentário.

See you soon.

Ana Cristina Souza da Graça.

R$ 40 / h
Ana G.
Rio de Janeiro / RJ
Ana G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Inglês para Business Listening in English Inglês para Viagens
Curso Técnico: Técnico em Segurança do Trabalho (Faetec)
Aulas comigo de Inglês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil