Concurso de Pessoas
Por: Gabrielle M.
12 de Junho de 2023

Concurso de Pessoas

Direito Aulas particulares Direito Penal Concursos Públicos Concursos Públicos para Iniciantes Direito Administrativo para Concursos Direito Constitucional Curso superior Como passar em concurso público Profissional Civil Administrativo Concurso Público Ajuda em TCC Direitos Humanos Estudar Para OAB 2ª fase Estudar Para OAB 1ª fase Ajuda em confecção de trabalhos jurídicos Revisão Processo Penal Exercícios Civil Dúvidas a Distância OAB Direito Processual Penal Advogada Análise De Textos Jurídicos Professora Particular 2ª Fase Preparatório Faculdade Curso da OAB 1ª Fase Estudar Para OAB Direito Provas Online Direito Administrativo Exame da OAB Direito Constitucional (para concursos) Advogado Criminologia Processual Penal Cursinho OAB Trabalhos Acadêmicos Preparação Ajuda Direito Processual Concurso Professora Skype (Sala Profes) Problemas Correção De Trabalhos Professor Adultos Direito Público Preaparatório Curso Aulas para o Exame da OAB Coaching Para OAB Redação De Peças Processuais OAB e concursos Noções de Direito Revisão Textual Penal Direitos Fundamentais Direito constitucional como reforço acadêmico Consitucional Direito administrativo Como estudar para OAB

-> CONCURSO DE PESSOAS, art. 29 e seguintes, Código Penal. 

 

- Trata-se de pluralidade subjetiva, ou seja, criminosos (concursus delinquentium) e não se confunde com o concurso de crimes (concursus delictorum), tema atribuído à teoria da pena.


- Concurso de pessoas é a colaboração empreendida por duas ou mais pessoas para a realização de um crime ou de uma contravenção penal.

 

- Requisitos para o CONCURSO DE PESSOAS:

a) PLURALIDADE DE AGENTES CULPÁVEIS:
- O concurso de pessoas depende de pelo menos duas pessoas, e, consequentemente, de ao menos duas condutas penalmente relevantes. Tais condutas podem ser principais, no caso de coautoria, ou então uma principal e uma acessória, praticadas pelo autor e pelo partícipe, respectivamente. Os coautores ou partícipes, devem ser culpáveis, ou seja, dotados de culpabilidade, sendo a culpabilidade dos envolvidos fundamental, sob pena de caracterização da autoria mediata. No concurso de pessoas não basta a mera pluralidade de agentes, mas que todos sejam culpáveis.

b) RELEVÂNCIA CAUSAL E JURÍDICA DAS CONDUTAS
- Deve-se ter a contribuição efetiva de mais de um agente. Essa contribuição não precisa ser unicamente a contribuição material, mas pode ser a intelectual.

c) VÍNCULO SUBJETIVO ou CONCURSO DE VONTADES

- É necessário um acordo de vontade entre os agentes, que pode ser anterior ou concomitante à prática criminosa.

- O vínculo subjetivo não depende de prévio ajuste entre as partes (pactum sceleris), bastando a ciência de um agente no tocante ao fato de concorrer para uma conduta de outrem (scientia sceleris ou scientia maleficii), chamada pela doutrina de consciente e voluntária cooperação, vontade de participar, adesão a vontade de outrem ou concorrência de vontades.

- Faltando liame subjetivo, desaparece o concurso de pessoas, podendo configurar: AUTORIA COLATERAL ou INCERTA.

d) UNIDADE DE INFRAÇÃO PENAL PARA TODOS OS AGENTES (NATUREZA JURÍDICA DO CONCURSO DE PESSOAS)

- UNIDADE DELITIVA: é necessário que os agentes pratiquem o mesmo crime ou os mesmos crimes. Do contrário teremos crimes diferentes, aplicando a cada um o seu próprio crime.

- Trata-se de uma consequência jurídica frente às outras condições.

R$ 50 / h
Gabrielle M.
São Paulo / SP
Gabrielle M.
5,0 (17 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Tarefas resolvidas 4 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Direito - penal geral Direito - Pratica Direito - Criminal
Curso Livre: Delegado de Polícia (Legislação Destacada)
Advogada (com oab e tudo kkkk). Especialista em direito e processo penal. Concurseira que vive se atualizando. Saiba como estudar de forma simples!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de junho de 2023

muito bom, prof!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 12 de Junho de 2023

Obrigada!!! Feliz que gostou!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil