Cinema e série no Ensino de Quimica

Cinema e Série : uma proposta para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio

Química Ensino de Quimica
Cinema e série no Ensino de Quimica
Joao C.
em 12 de Junho de 2019
  1. Objetivo

 

Apresenta de forma clara e suscita uma proposta pedagógica para o ensino de Químico, mais especificamente o conteúdo de equilíbrio químico, afim de possibilita ao educador atingir seus objetivos na transmissão do conhecimento e aos alunos uma maior aprendizagem sobre o assunto.

 

  1. Cinema e série, recurso didático para o ensino de Química

        

Analisando o PCNEM, observa-se que este indica, que o papel da Química está diretamente ligado ao desenvolvimento cientifico-tecnológico, onde estes têm alcance econômico, social e político. Autores como Cardoso e Colinvaux (2000) define que o objetivo de ensinar química é permitir ao aluno desenvolver uma visão crítica do mundo, utilizando este conhecimento no cotidiano. Citado também por Cunha e Giordan (2009), o ensinar química é tornar o aluno crítico e exigente, que mantenha uma relação entre o que há na sociedade e o conteúdo que lhe é transmitido em aula.

Com essa visão, percebe-se que o ensino de Química no ensino médio, principalmente, não está voltado na formação de Químicos profissionais, e sim em alunos com visão crítica do mundo. Assim o ensinar química, deve ter como objetivo a formação da cidadania.

Com isso o planejamento deve procurar vincular conhecimento e conceitos do dia-a-dia do aluno, tornando a aprendizagem mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado, afirmado por Pelizzari et al. (2002).

Este fato também se encontra no PCNEM, que afirma que se deve fornecer ao aluno dados concretos, observáveis, trazidos de seu cotidiano que possam fornecer o ponto de partida para a construção do conhecimento químico.

O conceito de Equilíbrio Químico tem sido apontado por diversos autores e professores, como um problema para o ensino e aprendizado dos alunos (Maskill e Cachapuz, 1989), estes tendem apresenta dificuldade como a compreensão do igual e do constante, da reversibilidade das reações, e de perceber que em um equilíbrio temos tanto espécies do produto quanto do reagente.

Na proposta curricular do Estado de São Paulo, o ensino de Equilíbrio Químico, se encontra inserido no 1º e 2º bimestre do 3º ano do Ensino Médio, trazendo como proposta a integração deste conteúdo com a associação do tema: Atmosfera, hidrosfera e biosfera como fontes de materiais para uso humano.

Sendo um conteúdo de um nível cognitivo elevado, a abordagem desses conceitos Químicos depende do uso de recursos didáticos que possam tornar as aulas de Química mais interessante, estimulante, que atinja o objetivo de torna-los cidadãos críticos.

O uso de cinema e séries são uma boa alternativa didática para serem utilizados em sala de aula, para um ensino interativo e não linear do conteúdo de Química.

O cinema e outros meios de comunicação causam impactos na sociedade desde o século XX, pois este tem capacidade de comunicar, informar, fazer rir, chorar, emocionar milhões de pessoas. O cinema e séries estão inserido no campo das chamadas mídias-educação, ligadas às tecnologias de informação (TIC’s). Estes além de ser um recurso de didático altamente presente e de fácil manejo apresenta como vantagem despertar o interesse dos alunos sobre um determinado assunto, motivando-os para o aprendizado.

O uso desta proposta pode-se afirmar que tenta transforma a sala de aula num ambiente discursivo ativo, tentando não criar um ambiente de apenas memorização e aulas expositivas para se adquirir conhecimento sem sentido na vida do aluno.

Para um grande sucesso, o filme ou série tem que apresenta uma relação entre o conteúdo abordado, gera uma discussão e não somente apresentado sem sentido algum ou com uso demasiado desse recurso.

Mas como toda prática pedagógica utilizada em sala de aula o sucesso depende do uso que o professor faz dele; o planejamento realizado sobre está ferramenta pode levar o espectador a se tornar sujeito ou objeto desse processo de conhecimento (Bortolini, 2003).

Diversos pesquisadores utilizaram do cinema e séries para verificar o impacto desses recursos no ensino de Química. Pence (1993) realizou um estudo sobre o uso de filmes didáticos e apresentou respostas positivas destes, contemplando o uso desses meios de comunicação.

 

  1. Metodologia:

 

2.1       Plano de Aula

 

Para a preparação do plano de aula do ensino de Equilíbrio Químico foi utilizado como referência o livro Ser Protagonista de Quimica do PNLD, vol.2 organizado por Julio Cezar Foschini Lisboa. Neste material o conteudo sobre equilibrio quimico se encontra no capitulo 9 e 10, em uma perspectiva aplicada ao cotidiano do aluno, utilizando exemplos e analogias proximas da realidade.

A mídia-educação utilizado como recurso pedagogico para o ensio de equilibrio quimico, foi o seriado Breaking Bad, mais exclusivamente o episodio 14 da 5º temporada, titulado “Ozymandias”. Breaking Bad narra a história de Walter White, um humilde professor de química que vê sua vida se transformar quando descobre ser portador de um câncer terminal. Com seu modesto salário sustenta a esposa Skyler e seu filho Walter Jr., que sofre de paralisia cerebral. Walter fica desesperado ao perceber que sua família irá passar necessidades após sua morte e  impulsionado pelo medo. ele começa a usar suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas para financiar seus anseios.

O plano de aula consiste em dois momentos, o primeiro onde o contéudo sobre reações reversiveis e constantes de equilibrio será tratado de um modo tradicional, utilizado do livro didatico e aulas expositivas e um segundo momento onde o estudo dos fatores que alteram o equilibrio teria o uso do recurso pedagogico proposto, como descrito no plano de aula abaixo.

 

Plano de Aula

 

  • Tema: Equilibrio Quimico
  • Objetivo: Caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos. Reconhecer fatores que influenciam no equilíbrio químico (Le Chatelier). Permitir ao aluno uma visão mais ampla sobre equilíbrio químico.
  • Conteudo:  Reações Reversíveis e o Estado de equilíbrio/ Fatores que afetam o estado de equilíbrio
  • Duração: Aproximadamente de 3 a 4 aulas
  • Recursos: Aula expositiva / Livro Didático / Data Show
  • Metodologia: Aplicação da teoria sobre reações reversiveis utilizando o conceito da formação das cavernas (exemplo presente no livro didático) trabalhando o tema: reações reversiveis e as constantes de equilibrio relacionadas. Para tratar sobre os fatores que afetam o estado de equilibrio, apresentar o episódio 14 da temporada 5 de Breaking Bad e criar uma situação investigativa.
  • Avaliação: Trabalho aplicado

 

Focando no uso da midia-educação, o principal objetivo do uso desse recurso é desenvolver uma situação de investigação sobre o assunto levantado. Quando levantado pelo personagem White que o liquido deve ser arrefecido devido a reação ser exotermica, espera-se que durante a atividade investigativa os alunos relembre conteudos antemão passados a eles sobre equilibrio quimico e desenvolva habilidades cognitivas para compreender sobre os fatores que alteram este equilibrio quimico. No caso do episodio apresentado, se espera que os alunos compreendam que a temperatura é um fator que altera o equilibrio, percebendo que em reações exotermicas o aumento da temperatura desloca o equilibrio para os reagentes e a diminuição de temperatura desloca o equilibrio para os reagentes.

Também se espera que com o uso da midia-educação acoplada com a atividade investigativa se aguarde dos alunos um nivel cognitivo elevado, que além de relaciona os fatores que influencia o equilibrio quimico com a situação apresentada, relacione estes fatores com outras areas da Quimica, como por exemplo a influencia da temperatura tanto no Equilibrio Quimico quanto na cinetica das reações.

Mas como discutido anteriormente, o uso dessa abordagem depende diretamente do professor, que este saiba desenvolver bem a estrategia de ensino e esteja preparado para eventuais mudanças no seu planejamento.

 

2.2       Vantagens e desvantagens

 

Como em toda ferramenta pedagógica, o seu uso implica em apresenta vantagens e desvantagens perante ao seu uso. Numa perspectiva educadora, sempre devemos aproveita ao máximo as vantagens de cada ferramenta pedagógica e ser flexível para suas desvantagens apresentadas.

O uso de cinema e série apresenta como maior vantagem o envolvimento mais “intenso” do público alvo com assunto que será trabalhado. Essa vantagem é de extrema importância pois um estudo desenvolvido por Oblinger (1993) indica que os alunos retêm do conhecimento 20% do que eles escutam, 40% quando eles escutam e vê o que a eles é transmitido e 75% quando estes se envolvem diretamente com o que lhes é ensinado. Assim o cinema e a série por ter essa característica de envolver seu público, seria de grande utilidade no Ensino de Química.

Outra vantagem é que cinema e a série permite além de um envolvimento do espectador com o filme a que assiste, consegue atinge alguns objetivos do PCNEM que é apresenta situações e experiências concretas da vida do aluno, que ele consiga relaciona com seu dia-a-dia.

Quanto às desvantagens, temos como principal restrição ao uso dessa ferramenta pedagógica, a dificuldade em se escolher filmes e relacioná-los a temáticas específicas de Química, Física e Biologia.  Atualmente nos acervos de filmes e séries é de extrema facilidade encontra conteúdos de História, Geografia, Filosofia presente nestes filmes e séries. Na área das exatas, filmes que relacione algum conteúdo com algo presente nestas mídias é de extrema dificuldade, com isto, acaba por criando uma limitação no uso dessa tática pelos educadores da exata.

Outra desvantagem é a adequação ao conteúdo curricular ao uso desta estratégia, isto se torna um grande problema ao educador quando este monta seu planejamento, pois por este ser uma ferramenta que apresenta limitações quanto a sua disponibilidade, o pouco conteúdo existe se torna de difícil adequação a aula.

Mesmo dessas desvantagens, existe algumas pesquisas relacionadas ao tema, que demonstra que o uso dessa ferramenta apresenta bons resultados, como por exemplo a pesquisa “O Uso do Filme Didático Cavernas: Sob Olhar da Química com Alunos de Ensino Médio”, desenvolvido pelo LENAQ. Este trabalho desenvolvido com alunos do Ensino Médio de São Carlos apresento bons resultados, mostrando que ao relaciona o conteúdo de equilíbrio químico com a vida dos alunos, o que acaba tornando isto muito mais interessante para o seu aprendizado.

 

  1. Conclusão

 

A “complexidade” da Química presente em seu ensino, deve ser considerada quando utiliza-se qualquer recurso didático, pois sozinho, o recurso dificilmente leva os alunos a um aprendizado significativo. O papel do professor, no planejamento do uso desse recurso, assim como a articulação desse com outros recursos didáticos é fundamental para que a Química possa ser melhor compreendida.

O uso do cinema e série de forma geral é uma grande ferramenta no ensino da Química, mas como em todo uso de uma ferramenta pedagógica, basta apenas se atenta em realizar um bom planejamento.

 

  1. Referência Bibliográfica

 

  1. Corrêa, R.G ; Ferreira, L.H; O Uso do Filme Didático Cavernas: Sob o Olhar da Química com Alunos de Ensino Médio. Encontro: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. 2008
  2. Bévort, E; Belloni, M; Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009
  3. Santos, P.N dos; Aquino, K.A.da Silva; Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Química Nova na Escola. Vol. 33, n° 3, agosto 2011
  4. Andrew, J. D.;As principais teorias do cinema – uma introdução. Rio de janeiro, Jorge Zahar Ed., 1989.
  5. Arroio, A. Vamos ao Cinema aprender Química?.XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ)
  6. Episodio 14 da 5º Temporada de Breaking Bad – Disponivel na Plataforma Netflix

 

 

 

 

 

 

Sorocaba / SP
Mestrado: Química (Unesp (Universidade Estadual Paulista))
Química para Concursos Química para Ensino Fundamental Química Profissional Técnico em Química Química para Ensino Médio Química Pré-Vestibular Química no Ensino Superior
Estudante de Mestrado em Química pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista de Araraquara. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Sorocaba com período sanduíche na Universidade de Coimbra, pelo projeto ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Joao C. Whatsapp do professor Joao C. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil