O que é e para que serve a Filosofia.
Por: Marcio C.
16 de Novembro de 2023

O que é e para que serve a Filosofia.

Essa é uma pergunta corriqueira para quem cursou ou cursa Filosofia, mas é sempre difícil de responder.

Filosofia Ensino Médio Enem 1º Ano Geral Introdução Apoio Básico História da Filosofia História da Filosofia para colégio Filosofia Filosofia Geral Noções de filosofia Vertentes Filosóficas

Muitos acham que a Filosofia não possui importância, mas há também aqueles que supervalorizam a Filosofia, tratando-a como ciência, coisa que não é. É difícil descrever algo que não é concreto, mas, o senso comum diz que, qualquer pensamento é “filosofar” (e isso está muito longe do que é a Filosofia).

A Filosofia precede e sucede o pensamento, é uma busca incansável e intermitente pelo conhecimento, seja ele qual for. É o livre pensar, sem barreiras e sem “pré-conceitos”, mas esse livre pensar não é o do “falar qualquer besteira” ou “destilar ódio ou preconceitos”.

O livre pensar da Filosofia é o de procurar caminhos e soluções racionais. A racionalidade é a base da Filosofia. É olhar para o abismo de si mesmo e da sociedade em que vivemos, encará-lo e encontrar soluções, Deleuze dizia que a Filosofia serve para entristecer, tanto o filósofo, quanto os agentes de seu campo de estudo.

A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas (DELEUZE)

A Filosofia não serve para defender nenhum deus, nenhum político e nenhum cidadão, se isso acontece, não é Filosofia, apenas dogmatismo, Ludwig Wittgenstein diria que a Filosofia serve para ensinar a mosca a sair do caça-moscas. Ou seja, somos seres frágeis, factíveis de cair em armadilhas e a Filosofia nos ajudaria nisso, a não cairmos nelas.

A Filosofia é um devir1, é ter certeza na incerteza, como dizia Heráclito, é um fluir por diversos caminhos nunca antes perpassados, é trilhar por caminhos nunca antes vistos, desbravar o imaginário da imaginação, mas sempre com um pé na realidade, pois senão, ela se torna uma metafísica e poderá tender ao dogmatismo.

Desculpem-me a redundância, mas ela é o inevitável para o evitável que é evitante. Não é algo supérfluo como as redes sociais fazem transparecer ultimamente, óbvio que o capitalismo faz com que necessitemos usufruir de algum lucro advindo de qualquer meio necessário, mas isso não pode e nem dever ser o bastante para a Filosofia. É um discurso inútil de extrema utilidade, ela é mítica sem se tornar um dogma.

Ela não é uma pura resposta, mas o questionamento: porque essa pergunta? Pois a pergunta se torna o cerne do questionamento e é justamente isso o que é a Filosofia. Tanto que ela é a base de todas as ciências e, as ciências sempre voltam à Filosofia, imaginem um juiz, ele vive baseado em leis, mas como ele julga outro ser humano? Voltando à Filosofia.

A Filosofia te faz sair do cotidiano, sair do comum, nada na Filosofia é comum ou “normal”, se quer ser normal, corra da Filosofia. Aqui é um campo surreal, utópico e totalmente desligado do comum, porém, não devemos esquecer que: não existe liberdade baseada em preconceitos, a Filosofia é livre de preconceitos, “viva e deixe viver”.

Versando por outro lado, muitos pensam que a Filosofia é ciência, não é, David Hume e Karl Popper nos demonstram isso de forma empírica, pois ambos criaram métodos de experienciação que mudaram nossa visão acerca do mundo, foram filósofos que fizeram ciência, mas a Filosofia em si não é ciência.

Por outro lado, voltando aos gregos, Platão diria que a Filosofia serve como um mecanismo para ajudar o ser humano a “abrir os olhos” e se libertar dos grilhões. Lembremo-nos aqui da “alegoria da caverna de Platão”.

Para Aristóteles a Filosofia era algo que ajudaria a decifrar os “mistérios do Universo”, visto que, Aristóteles foi o filósofo “pai” das ciências. Sua busca pelo “primeiro motor”, o pensar acerca do hilemorfismo (apenas matéria e forma), sua política e biologia mudaram a humanidade e são conceitos aceitos até hoje.

Já para Epicuro, a Filosofia seria algo que nos ajudaria na busca pela felicidade, pois no seu Jardim (o equivalente à uma Universidade hoje) a felicidade era o fim, mas como ele sempre deixa claro, para encontrarmos a felicidade precisamos de um equilíbrio entre o prazer e a tristeza. Porém, nunca devemos deixar de ser quem somos, apenas encontrar o equilíbrio, nem muito prazer e nem tanta tristeza — por mais que a vida às vezes nos seja difícil.

Para os filósofos medievais, era um caminho para se encontrar deus, ou como supracitado, o “primeiro motor” de Aristóteles, pois para esses pensadores, tudo era “obra” de deus e por e para ele tudo era feito.

Já para René Descartes, a Filosofia era uma árvore, onde suas raízes eram a metafísica, o tronco a física e os galhos todas as outras ciências. Ou seja, para Descartes tudo nascia no abstrato para então seguir o caminho científico. Porém, para ele existia a dúvida metódica, ou seja, duvidar da dúvida, talvez seja esse o cerne da Filosofia.

Kant via a Filosofia como meio para fazermos uso público da razão e tirar o ser humano da menoridade, para mim, Marcio Costa, talvez essa seja a melhor forma de enxergar a Filosofia, ou seja, retirar algo do campo acadêmico e trazer esse conhecimento para todos.

Já Nietzsche a enxergava como uma ruptura do comum, a Filosofia gera o caos para depois resolver o problema. Bertrand Russel diria que a Filosofia é um processo de investigação e não uma ciência. Para Popper, é um racionalismo crítico.

Pode-se perceber também, o quão amplo foi se tornando a forma de enxergar a Filosofia, mas nunca deixando de lado a busca por algo, seja pelo viés epistemológico, ôntico, racionalista ou cientificista.

A Filosofia é exatamente isso, essa busca sem certezas de verdades, pois a partir do momento que se tem certeza de algo, vira ciência, coisa que a Filosofia não é e nunca poderá ser.

Além disso tudo que foi citado, a Filosofia não deve e nem pode servir a ninguém, pois se perder o seu viés crítico ela deixa de ser Filosofia e se transforma em fundamentalismo, ou seja, uma doutrina.

_______

1-Devir (do latim devenire, chegar) é um conceito filosófico que indica as mudanças pelas quais passam as coisas. O conceito de “tornar-se” apresentou-se primeiramente no leste da Grécia antiga pelo filósofo Heráclito de Éfeso que no século VI a.C. cunhou o famoso aforismo “Nenhum homem jamais pisa no mesmo rio duas vezes”

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil