A DESCOBERTA DOS ISOMEROS
Rogério Rossetti
em 16 de Março de 2018

Com o advento da concepção atômica da matéria, os químicos passaram a tentar descobrir a composição atômica das substâncias que estudavam. Em 1823, o químico alemão Justus von Liebig (1803–1873), estudava uma classe de substâncias conhecidas como fulminatos. O fulminato de prata, por exemplo, possui uma molécula onde existem um átomo de cada um dos elementos: prata, carbono, nitrogênio e oxigênio.

Fórmula: AgCNO

No mesmo período, outro químico alemão Friedrich Wohler (1800–1882), estudava uma classe de substâncias conhecidas como isocianatos. E o isocianato de prata também apresenta uma molécula contendo um átomo de cada: de prata, carbono, nitrogênio e oxigênio.

Fórmula: AgCNO

Os dois químicos apresentaram seu trabalho para ser publicado em um jornal, do qual era editor Gay-Lussac.

Percebeu imediatamente que as fórmulas moleculares eram as mesmas, ainda que os compostos apresentassem propriedades totalmente diferentes.

Contou o acontecido para Berzelius, que preparou os dois compostos e viu que era verdade: mesma fórmula, propriedades diferentes. Berzelius referiu-se a esses gêmeos diferentes como isômeros palavra grega que significa,”partes iguais”.

Foi essa a primeira indicação de que a contagem dos átomos em uma molécula não era suficiente; era também necessário considerar-se a arrumação desses átomos. Quanto mais complicada a molécula, mais provável será a existência de numerosos isômeros. Como as moléculas dos tecidos vivos costumam ser muito mais complicadas do que as do mundo inanimado, o isomerismo tornou-se particularmente importante para os químicos orgânicos.

Fórmula estrutural do Isocianato de prata:  Ag1+(O – C ≡ N)1-

Fórmula estrutural do Fulminato de prata:   Ag1+( N = C = O)1-

Estas descobertas deram início ao estudo dos isomeros, originando a isomeria plana de posição; de função; de cadeia, metameria e tautomeria.

Porto Alegre / RS
Graduação: Engenharia Química (PUCRS)
Olá, eu sou o Prof. Rogério O texto abaixo foi escrito por minha filha Jordana. Por que escrito por outra pessoa? Porque acredito na união de habilidades, e é isso que quero passar em minhas aulas. Minha filha tem habilidade em escrever textos, eu em dar aulas particulares presenciais ou on line. O aluno por vezes é bom em raciocínio lógico, por vezes é melhor com definições concretas ou sabe lidar muito bem com fórmulas. Eu vou tentar respeitar todas as suas habilidades durante nossa aula. Me ...
Química Orgânica, Química Geral, Química para Ensino Médio, Química Inorgânica, Química para Ensino Fundamental, Química para Concursos, Química Inorgânica
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil