ÁGUA x ÁLCOOL x GASOLINA
Por: Rogério R.
19 de Março de 2018

ÁGUA x ÁLCOOL x GASOLINA

Intensidade das interações intermolecular (ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, principalmente heptanos e octanos, um líquido tóxico, bastante volátil, altamente inflamável.

É uma mistura de hidrocarbonetos obtida da destilação fracionada do petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura é homogênea (monofásica).

A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõe (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição).

A mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo (bifásico), pois a água tem moléculas polares e a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos que possuem moléculas apolares, logo são imiscíveis.

Quando a gasolina, que contém álcool, é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante é heterogêneo (bifásico): gasolina formará uma fase e água mais álcool formará a outra fase.

Inicialmente o álcool mistura com a gasolina apolar, por ter sua cadeia carbônica como uma parte apolar, sendo as forças de Van der Waals as responsáveis pela solubilidade.

O álcool contido na gasolina solubiliza na água por ter a hidroxila (-OH) uma parte da molécula polar que faz pontes de hidrogênio com a água, mais intensas que as forças de Van der Waals, separando o álcool da gasolina.

O teor percentual (volume a volume) de álcool na mistura: álcool-gasolina pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:

T% = (V álcool / V mistura) x 100, onde

V[álcool] = V[mistura] – V[gasolina]

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química Pré-Vestibular Química Orgânica Química Geral
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil