
EXISTE BALANÇA PARA PESAR ÁTOMOS ?

em 02 de Junho de 2018
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, principalmente heptanos e octanos, um líquido tóxico, bastante volátil, altamente inflamável.
É uma mistura de hidrocarbonetos obtida da destilação fracionada do petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõe (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição).
A mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo (bifásico), pois a água tem moléculas polares e a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos que possuem moléculas apolares, logo são imiscíveis.
Quando a gasolina, que contém álcool, é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante é heterogêneo (bifásico): gasolina formará uma fase e água mais álcool formará a outra fase.
Inicialmente o álcool mistura com a gasolina apolar, por ter sua cadeia carbônica como uma parte apolar, sendo as forças de Van der Waals as responsáveis pela solubilidade.
O álcool contido na gasolina solubiliza na água por ter a hidroxila (-OH) uma parte da molécula polar que faz pontes de hidrogênio com a água, mais intensas que as forças de Van der Waals, separando o álcool da gasolina.
O teor percentual (volume a volume) de álcool na mistura: álcool-gasolina pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão:
T% = (V álcool / V mistura) x 100, onde
V[álcool] = V[mistura] – V[gasolina]