COLESTEROL É GORDURA ?
Por: Rogério R.
26 de Março de 2018

COLESTEROL É GORDURA ?

(Bioquímica) Lípidios: óleos, ceras, gorduras, esteróides, fosfolípidios, esfingolípidios (ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico
Colesterol não é uma gordura, na sua forma pura pertence a função álcool, um sólido cristalino, branco, insípido, inodoro e insolúvel na água.

É um membro da família dos esteróides, formados por moléculas construídas em torno de um esqueleto de 17 átomos de carbono consistindo de quatro anéis HidroCarbonados (carbono e hidrogênio) fundidos, uma parte APOLAR e um grupo hidroxila(OH), uma parte POLAR.

Apesar da má fama, o colesterol é um composto essencial para a vida: está presente nos tecidos de todos os animais!
Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, é também um reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios, do ácido biliar (ácidos colanóicos) e da vitamina D.

O colesterol é sintetizado pelo fígado, em um processo regulado por um sistema compensatório: quanto maior for a ingestão de colesterol vindo dos alimentos, menor é a quantidade sintetizada pelo fígado.

Este composto é insolúvel em água, pois a parte APOLAR na molécula predomina sobre a parte POLAR, e, consequentemente, insolúvel no sangue.

Para ser transportado na corrente sanguínea o colesterol liga-se com algumas proteínas e outros lipídeos, em um complexo chamado Lipoproteína.

Existem vários tipos de lipoproteínas, proteínas insolúveis na água, e estas podem ser classificadas de diversas maneiras.

O modo pelo qual os bioquímicos geralmente as classificam é baseado em sua densidade, medida em um densiômetro. Entre estas, estão as “Low-Density Lipoproteins”, ou LDL, que é a classe maléfica ao ser humano: são capazes de transportar o colesterol do sítio de síntese, o fígado, até as células de vários outros tecidos. Uma outra classe de lipoproteínas, as “High Density Lipoproteins”, ou HDL, podem transportar o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese do ácido biliar. As LDL, quando em excesso, é que são responsáveis pelos depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos.
As HDL, entretanto, podem ajudar para retardar o processo de formação da arteriosclerose.

A imprensa, muitas vezes, se refere ao “bom” e ao mau” colesterol. Entretanto, existe somente um colesterol. Várias são as formas, porém, em que este pode ser transportado, no sistema circulatório.

Algumas plantas reagem a organismos patogênicos, predadores, pro-duzindo substâncias chamadas fitoalexínas. O Resveratrol (trans-3,5,4-tri-hidroxistilbeno) é uma fitoalexína sintetizada por muitas plantas, e é encontrado, em grande escala, nas cascas da uva, como uma resposta à invasão por fungos do tipo Botrytis cinerea.

Muitos cientistas já publicaram trabalhos mostrando uma ligação entre o consumo de vinho tinto e a diminuição das doenças cardiovasculares - o chamado “French Paradox”.
A estrutura química do resveratrol é semelhante ao estrógeno sintético dietilestilbestrol (DES).

Cientistas acreditam que o resveratrol pode, tal como faz o DES, elevar a concentração de HDL sanguíneo - o “bom colesterol”.
R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química Geral Química para Ensino Médio Química para Ensino Fundamental
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil