CRONOLOGIA DAS FÓRMULAS
Rogério Rossetti
em 17 de Março de 2018

CÁLCULO DAS FÓRMULAS: As fórmulas constituem o meio mais simples e inconfundível para designar os compostos inorgânicos. São essenciais no estabelecimento das equações químicas. Seu uso é particularmente indicado na designação de substâncias de composição complexa, bem como na descrição de procedimentos químicos de modo a evitar a possibilidade de falsas interpretações. Entretanto, não se recomenda o seu uso generalizado, embora, em certas circunstâncias, se possa preferir uma fórmula a um nome de pronúncia difícil.

 

CRONOLOGIA DAS FÓRMULAS

1. Relações Estequiométricas

Dado prático: na decomposição por eletrólise de 100gramas de água são formadas 11,1gramas de gás hidrogênio e 88,9gramas de gás oxigênio.

 

2. Fórmula Ponderal (%): mostra a porcentagem de cada elemento na formação de um composto

Baseado em dados estequiométricos chegamos à fórmula ponderal da água.

Hidrogênio: 11,11 gramas por 100gramas = 11,11%

Oxigênio: 88,89 gramas por 100gramas = 88,89%

H11,11% O88,89%

 

3. Fórmula Mínima: mostra a proporção entre os elementos que constituem um composto

A criação da escala de massas atômicas possibilitou calcular a proporção entre os elementos que compõe a fórmula ponderal.

Dividindo a porcentagem de cada elemento pela sua massa atômica achamos números que serão proporcionais entre si e essa proporção pode ser transformada matematicamente em números inteiros ou muito próximos.

Cálculo para o hidrogênio: 11,11% dividido por 1,0 = 11,11mol

Cálculo para o oxigênio: 88,89 dividido por 16,0  =  5,55mol

Dividindo os dois valores pelo menor teremos;

11,11 dividido por 5,55 = 2 mols

5,55 dividido por 5,55 = 1 mol

A fórmula mínima da água esta na proporção de 2 mols de hidrogênios para 1 mol de oxigênio.

Fórmula molecular => H2O

A fórmula mínima não conseguiu o objetivo de identificar cada substância, pois existem substâncias diferentes com fórmulas mínimas iguais, veja exemplos abaixo.

Ex: fórmula mínima do benzeno calculada => C1H1

Ex: fórmula mínima do gás acetileno (etino) calculada => C1H1

  

4. Fórmula Molecular: criada para caracterizar melhor cada substância e mostra a quantidade de cada elemento existente no composto

Para calcular a quantidade de cada elemento foi necessário o cálculo da massa molecular ou molar da substância. Este cálculo foi feito experimentalmente usando as propriedades coligativas.

Ex 1: benzeno de fórmula mínima C1H1 apresenta massa igual a 13 e sua massa molecular é igual a 78 que é seis vezes maior, logo apresenta seis vezes mais átomos que a mínima, logo sua fórmula molecular é C6H6.

Ex 2: o gás etino de fórmula mínima C1H1 apresenta massa igual a 13 e sua massa molecular é igual a 26 que é duas vezes maior, logo apresenta duas vezes mais átomos que a mínima, logo sua fórmula molecular é C2H2

A descoberta dos isômeros mostrou que a fórmula molecular não é suficiente para caracterizar cada substância.

Este problema originou o estudo das fórmulas estruturais para diferenciar as substâncias e para este estudo os modelos de ligações químicas contribuíram muito.

 

5. Fórmula Estrutural: mostra a estrutura plana das fórmulas usando o conceito de ligação química.

Ex: o etanol e o éter dimetílico tem fórmula molecular igual a C2H6O, mas o etanol é liquido e o éter é gás, ou seja, apresentam propriedades físicas e químicas diferentes.

Etanol => CH3 – CH2 – OH                      Éter Dimetílico => CH3 - O – CH3

Este tipo de fórmula originou as funções orgânicas: hidrocarbonetos; álcoois; éteres; cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, etc.

 

6. Fórmula Espacial: mostra as fórmulas no espaço em três dimensões.

Substâncias que apresentam todos os tipos de fórmulas anteriores iguais, mas tem propriedades  físicas, químicas ou biológicas diferentes devem possuir alguma diferença. Este tipo de problema originou a isomeria óptica e isomeria geométrica, para explicar suas diferenças.

Porto Alegre / RS
Graduação: Engenharia Química (PUCRS)
Olá, eu sou o Prof. Rogério O texto abaixo foi escrito por minha filha Jordana. Por que escrito por outra pessoa? Porque acredito na união de habilidades, e é isso que quero passar em minhas aulas. Minha filha tem habilidade em escrever textos, eu em dar aulas particulares presenciais ou on line. O aluno por vezes é bom em raciocínio lógico, por vezes é melhor com definições concretas ou sabe lidar muito bem com fórmulas. Eu vou tentar respeitar todas as suas habilidades durante nossa aula. Me ...
Química Orgânica, Química Geral, Química para Ensino Médio, Química Inorgânica, Química para Ensino Fundamental, Química para Concursos, Química Inorgânica
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil