
Noções básicas da Língua Norueguesa

em 30 de Março de 2021
SINTAXE
É a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, bem como a relação lógica das frases.
CONCEITOS INICIAIS
Apesar de o homem ter criado os mais diferentes sinais, a palavra é o signo mais utilizado na comunicação humana.
Exemplos: Socorro!!! / O telefone está tocando. / Mude de vida comprando um apartamento no Guarujá. / Esta é a fila do ônibus Chora Menino?
Em cada um desses conjuntos, as palavras se organizam formando uma unidade de sentido. A essa unidade de sentido dá-se o nome de FRASE.
FRASE
Frase é todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação.
Exemplos: A igreja, com este calor, é uma fornalha. • “A estrela d’Alva, no céu escuro, parecia uma garça...” (Afonso Arinos)
A comunicação verbal se faz através da língua, que se apresenta em duas modalidades: a falada e a escrita.
Na língua falada, além das palavras, há outros recursos como os gestos, a expressão do rosto, do olhar e, principalmente a entonação da voz (elevação ou
abaixamento). Dependendo do que se quer expressar, muda-se a entonação.
FRASE: Na escrita, a entonação da voz é representada pela pontuação. Observe:
O mar está calmo. (declaração)
O mar está calmo? (pergunta)
O mar está calmo! (exclamação)
Mar, fique calmo. (ordem ou pedido)
CLASSIFICAÇÃO DA FRASE: A classificação da frase pode ser feita:
a)De acordo com o que ela expressa em sua entonação.
Declarativa:
a)afirmativa: Você é um dos que se preocupam com a poluição.
b)negativa: Você não é um dos que se preocupam com a poluição.
Interrogativa: Você não é um dos que se preocupam com a poluição?
Exclamativa: Você é um dos que se preocupam com a poluição!
Imperativa: Preocupe-se com a poluição.
Optativa: Que Deus te acompanhe!
b)De acordo com a sua construção:
Nominal: quando construída SEM verbos.
Exs.: Fogo! /Socorro! / Cuidado!/ Belo serviço o seu! /Trabalho digno desse feirante.
Verbal: quando construída COM verbos.
Exs.: O sol surge radiante e anuncia um belo dia./Comemoraram o Dia da Sogra. /O balão subiu, subiu, subiu...
Uma frase verbal pode ser também uma oração. Para isso, é necessário que:
-o enunciado tenha sentido;
-o enunciado tenha verbo (ou locução verbal).
Exemplos:
A população precisa de saneamento básico. (oração)
Rosana terminou a leitura do livro. (oração)
ORAÇÃO
Oração: é o enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.
Exs.: “Acabou-se o flagelo”. (Euclides da Cunha)
“Aconteceu-me ontem uma coisa realmente extraordinária”. (Cyro dos Anjos)
ORAÇÃO- OBSERVAÇÕES:
1o)Nem toda frase é oração.
Ex.: Que dia lindo!
Esse enunciado é frase porque tem sentido; /esse enunciado não
é oração porque não tem verbo.
2o)Nem toda oração é frase.
Ex.: Queremos que a justiça impere no Brasil. Esse enunciado é formado é formado de dois verbos ;
Para cada verbo tem-se uma oração:
1a oração- Queremos /2a oração- que a justiça impere no Brasil.
PERÍODO
Toda frase verbal é chamada Período.
Ex.: Que saudades sentíamos da infância! (uma oração/um período)
As janelas fecharam-se e a família saiu. (duas orações/dois períodos)
PERÍODO é a frase organizada com uma ou várias orações.
Exs.: Conversaram no trem dois sujeitos. Conversaram-verbo ( uma oração);
“Fui devagar, mas ou o pé ou o espelho traiu-me”. (Machado de Assis)
Fui devagar : Fui - verbo (1a oração) ;
mas ou o pé ou o espelho traiu-me: traiu- verbo (2a oração);
CLASSIFICAÇÃO DO PERÍODO
De acordo com o número de orações o período pode ser SIMPLES ou COMPOSTO.
Simples: quando possui APENAS uma oração.
Ex.: O barulho da moto nos incomodou na sala de aula.
(uma oração/um período)
Uma forte chuva vai cair daqui a pouco. (uma
oração/um período)
Composto: quando possui duas ou mais uma oração.
Exemplos:
As crianças pularam quando foi marcado o gol.
As crianças pularam (1a oração; 1a período);
quando foi marcado o gol. (2a oração; 2o período).
Era madrugada, não havia gente na rua, começava a garoar.
Era madrugada: (1a oração; 1a período);
não havia gente na rua (2a oração; 2o período);
começava a garoar. (3a oração; 3o período)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Paschoalin& Spadoto. GRAMÁTICA: TEORIA E EXERCÍCIOS. ENSINO MÉDIO; Volume único, 1989.
Tufano, Douglas. Gramática e Literatura Brasileira: Curso Completo. 1. edição. São Paulo, 1995.
Cereja, William Roberto. Magalhães, Thereza Cochar. GRAMÁTICA REFLEXIVA: texto, semântica e interação. São Paulo, Atual,
1999.