Mais do que os fatores de produção da economia clássica – a terra, o capital e o trabalho – o conhecimento é hoje o recurso mais importante de que as empresas necessitam para criar valor, para inovar de forma contínua e para conquistar e manter vantagens competitivas suficientemente duradouras. Desta forma, Nonaka e Takeuchi (1995), classificou os conhecimentos em tácito e explícito como unidades estruturais básicas que se complementam e a interação entre eles é a principal dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios. Nesse contexto, diferencie o conhecimento tácito e explicito na gestão do conhecimento.
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O conhecimento tácito é aquele que está presente na mente das pessoas e é transmitido de forma não formal, como por meio de experiências, práticas e convivência. É difícil de ser documentado e compartilhado.
O conhecimento explícito, por outro lado, é aquele que pode ser facilmente documentado e compartilhado, como por meio de livros, artigos, manuais e procedimentos escritos. Ele é mais fácil de ser transmitido e compartilhado entre as pessoas.
Na gestão do conhecimento, é importante identificar e capturar tanto o conhecimento tácito quanto o explícito, para que possa ser compartilhado e utilizado de forma eficaz pela organização. Isso pode incluir a criação de programas de treinamento e mentoring para compartilhar o conhecimento tácito, e a documentação e compartilhamento do conhecimento explícito através de ferramentas de gestão do conhecimento.
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No geral, conhecimento explícito é aquele que é previsto expressamente, ou seja, está "materializado".
Enquanto conhecimento tácito é o oposto. Tácito é implícito, ou seja, não está expressamente previsto, porém está implicitamente previsto, presumidamente previsto.
Na gestão do conhecimento, há duas formas principais de conhecimento: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Vamos diferenciá-los:
Exemplos de conhecimento tácito incluem habilidades práticas, como cozinhar, jogar um instrumento musical, pintar ou dançar. Também pode incluir conhecimento tácito sobre processos internos de uma organização, como como lidar com determinadas situações ou como trabalhar efetivamente com determinados colegas.
Exemplos de conhecimento explícito incluem manuais de instruções, políticas e procedimentos organizacionais, fórmulas matemáticas e científicas, relatórios financeiros e documentos legais.
Em resumo, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e transmitir, enquanto o conhecimento explícito é formalizado, estruturado e facilmente compartilhado e transmitido. A gestão do conhecimento procura ajudar as organizações a transformar o conhecimento tácito em explícito para que possa ser utilizado de maneira mais efetiva.
Boa tarde.
O conhecimento explícita é aquele que se pode documentar, passar a diante de maneira concreta e material. O conhecimento tácito é aquele no qual não se tem uma maneira muito clara de se colocar no "papel", está mais direcionado as experiências vividas de cada um, onde não se tem uma regra e sim maneiras diferentes de se agir de acordo com a complexidade do momento.
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