"[Sócrates:] 'Ó Parrásio, a pintura não produz semelhanças das coisas que vemos? Não imitais, nos corpos, as cavidades e as saliências, as sombras e as luzes, a dureza e a maciez, (...) produzindo a sua semelhança por meio das cores?'
'É verdade', disse ele. (...)
[Sócrates:] E então, imitais o caráter da alma, o mais persuasivo, doce, amável, querido e desejável? Ou isso não é imitável?", Xenofonte, "Memoráveis", em A Pintura, vol. 6, p.16.
Leia a "Introdução" e o texto de Xenofonte, ambos do livro A Pintura, vol. 6 (postado em "materiais didáticos") e construa um parágrafo sobre a relação entre a representação do corpo e a representação dos apetites da alma na escultura grega, com a seguinte estrutura:
Frase 1: "A escultura grega em contraposto representa os apetites da alma por meio de..."
Frase 2: "Por exemplo, na escultura (citar um exemplo de escultura grega datada do século 4 a.C.)..."
Frase 3: "Como outro exemplo, na escultura (citar um outro exemplo de escultura grega do século 4 a.C.)..."
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