O "descobrimento do Brasil",por Portugal,foi ocasional ou intencional?

Marcelo Canabrava Marcelo Canabrava perguntou há 11 meses
7 respostas
7 respostas
Melhor resposta Professor Marcus Vinícius
Respondeu há 11 meses
Marcelo, bom dia!
Existem duas hipóteses. A consagrada pelos livros de História afirma que, por um desvio de rota, Pedro Álvares Cabral aportou ocasionalmente no Brasil em 1500, sendo que seu destino eram as Índias. Contudo, sabe-se desde 1492, com o relato de Cristóvão Colombo, que existe um novo continente, neste momento ocasionalmente "decoberto", visto que, por acreditarem, ainda sem evidências conclusivas, que a Terra era redonda, a corte espanhola ordenou que a expedição de Colombo viajasse em linha reta, assim chegariam às Índias. Portugal, então, em 1500, já sabia da existência de novas terras, tanto que enviou Américo Vespúcio para que verificasse isso. Assim, pela estrutura da expedição de Cabral, com muitas naus e mais de 1500 tripulantes, é de se supor que sua aparição no Brasil não foi ocasional, e sim, planejada. O tom das cartas de Pero Vaz de Caminha também sugere alguma expectativa pelo que iriam encontrar por aqui.
Espero ter ajudado!
Marcus.
Professora Regina Rosa
Respondeu há 11 meses
Provavelmente intencional,porém não existem provas cabais.Mas como já tinham conhecimento sobre terras a oeste,havia o Tratado de tordesilhas que dava noção do interesse pde Portugal no oeste parece que estes dados podem ter influênciado Cabral.
Professor Erick Camargo
Respondeu há 11 meses
O descobrimento foi ocasional. Já que no período de descobrimento do Brasil o governo Português estava em um momento de expansão marítimo comercial, assim nesse momento eles estavam propícios a descobrirem terras além do esperado, no caso as chamadas Índias.
Professor William Poiato
Respondeu há 10 meses
Ola, as tese mais aceita hoje, pautada em documentação histórica portuguesa é que a exploração da região foi programada, mas que eles não possuíam nenhuma base sobre o que encontrariam em terras Americanas.


Isto se dá pelo duplo eixo diplomático:
A descoberta da América pelos espanhóis se da em 1492. O predomínio e avanço espanhol se inicia em 1449 com a chegada de grandes grupos exploratórios das terras da América Central e sul. Portugal, assentado no tratado de Tordesilhas de 1494, envia esta expedição privada para investigar terras que lhe pertencessem.

Isso não significa intencionalidade no local de aportagem, nem mesmo nos contatos que se estabeleceram, haja vista que se possuíam mapas extremamente rústicos da sulamérica, e apenas uma noção da existência de terras em território português.

Sugiro a leitura dos três textos abaixo para consulta:

http://associacaohipatia.blogspot.com.br/2015/05/imperio-maritimo-portugues.html

http://associacaohipatia.blogspot.com.br/2017/01/a-primeira-planetarizacao-das.html

http://associacaohipatia.blogspot.com.br/2015/04/os-indigenas-brasileiros-e-organizacao.html




Professor Thales Carpi
Respondeu há 10 meses
Caro Marcelo, bom dia.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi intencional. Eles não sabiam que aqui era um continente (ideia apresentada por Américo Vespúcio em 1501), nem tinham a dimensão do que era a América do Sul (tanto que chamaram de Ilha de Vera Cruz) e também não sabiam que estas terras tinham ligação com o Caribe (local onde Colombo aportou).

Já na viagem de Vasco da Gama (1498), as mais portuguesas se afastaram tanto do litoral africano (para fugir de uma corrente contrária) que notaram sinais de terra (algas e aves).

Outro ponto importante é que Portugal, quando do Tratado de Tordesilhas, avançou a linha que dividia as terras a serem "descobertas" em relação à Bula Intercoetera, demonstrando mais uma vez que tinha ciência que haviam terras na região do Brasil.

A tese da casualidade na descoberta é típica dá primeira metade do século XX e tem sido cada vez mais refutada pela historiografia e não deve ser ensinada.
Professora Juliana Facci
Respondeu há 10 meses
Nem mesmo Portugal nunca tratou a chegada ao Brasil como descobrimento, mas sim como achamento. Ou seja, foi intencional. Outros fatos que revelam isso é que seria um desvio de caminho muito grande para a precisão de navegação que tinham na época. E além disso, ao chegarem ao Brasil, ficaram apenas poucos dias, sendo que se o Brasil realmente fosse uma terra completamente nova teriam passado um tempo maior aqui para explorar de fato o local. Os portugueses vieram ao Brasil simplesmente para tomar posse de uma terra que já sabiam que existia, onde se localizava e mais ou menos o que encontrariam por aqui, ainda que, não seja isso que a história tradicional nos conte.
Ayrton C. D. Castor
Respondeu há 2 meses
Analisando comentários, parece-me que o Descobrimento Intencional é presunção. Onde está a fonte primária ordenando a mudança de rota que Cabral recebeu de Vasco da Gama ????
Você sabe a resposta? Compartilhe conhecimento
Nome *
Sobrenome *
Seu E-mail *

Seu e-mail não será divulgado



Professores particulares de História

Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Qual é a sua dúvida?
Sua dúvida é sobre o que?

Qual é sua dúvida?

Complemento da dúvida