Paulo friere

História
escreva um texto de sobre visão do pedagogo Paulo Freire para concepção pedagógica. Brasil no Século XX - O Desafio da Educação Podemos dizer que Paulo Freire é um dos grandes pedagogos da atualidade, não só no Brasil, mas também no mundo. Ele se embasa em uma teologia libertadora, preocupada com o contraste entre a pobreza e a riqueza que abordagem dialética da realidade, cujos determinantes se encontram nos fatores econômicos, políticos e sociais. Considera que o conhecer não pode ser um ato de "doação" do educador ao educando, mas um processo que se estabelece no contato do homem com o mundo vivido. E este não é estático, mas dinâmico, em contínua transformação. Na educação autêntica, é superada a relação vertical entre educador e educando e instaurada a relação dialógica. Paulo Freire defende a autogestão pedagógica, o professor é um animador do processo, evitando as formas de autoritarismo que costumam minar a relação pedagógica. Na década de 70 destaca-se a produção teórica dos críticos-reprodutivistas, que desfazem as ilusões da escola como veículo da democratização. Com a difusão dessas teorias no Brasil, diversos autores se empenham em fazer a reeleitura do nosso fracasso escolar. A tarefa da pedagogia histórico-crítica se insere na tentativa de reverter o quadro de desorganização que torna uma escola excludente, com altos índices de analfabetismo, evasão, repetência e, portanto, de seletividade. Para Saviani, tanto as pedagogias tradicionais como a escola nova e a pedagogia tecnicista são, portanto, não-críticas, no sentido de não perceberem o comprometimento político e ideológico que a escola sempre teve com a classe dominante. Já a partir de 70, começam a ser discutidos os determinantes sociais, isto é, a maneira pela qual a estrutura sócio-econômica condiciona a educação. O trunfo de se tornar um dos países mais ricos contrasta com o fato de ser um triste recordista em concentração de renda, com efeitos sociais perversos: conflitos com os sem-terra, os sem-teto, infância abandonada, morticínio nas prisões, nos campos, nos grandes centros. Persiste na educação uma grande defasagem entre o Brasil e os países desenvolvidos, porque a população não recebeu até agora um ensino fundamental de qualidade. (Texto de Valdivino Alves de Sousa - Fonte: Artigos.com).
Foto de Maeia F.
Maeia perguntou há 1 ano

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Herbert G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
posso lhe ceder uma aula via watssap sobre a temática. (91) 9 8196 - 8437

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Shirley C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

A concepção de Freire sobre educação é baseada em sua crença de que as pessoas são fundamentalmente boas, e quando elas têm a oportunidade, devem ser capazes de realizar esta potencialidade. A maneira de fazer isso é através da educação, que deve ser participativa, ou seja, todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem, não apenas estudantes e professores. Freire aconselha os educadores a evitar os dois extremos de "escolas de dominação" e "escolas de libertação" e, em vez disso, luta por um terceiro tipo de pedagogia que ele descreve como "a pedagogia da liberdade".

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Cosme S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 meses
BOM dia posso lhe apresentar reflexões que englobam a participação de Paulo freire em três dimensões inclusive na atualidade.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
-1
votos
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professora Susana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

Paulo Freire - na concepção pedagógica - nos traz à luz que o ensino-aprendizagem deve ser baseado na vivência do aluno e suas experiências.  Que o professor não deve ser o único detentor do saber, mas a relação deve recíproca entre educando e educador.  Que a educação deve ser pautada na troca de conhecimentos através do diálogo, despertando o senso crítico, formando cidadãos dotados de autonomia e indepedência, onde todos devem participar, incluindo os vulneráveis. Na visão de Freire, o professor dever estar apto para aceitar as diferenças,  transmitir valores. Com essa perpectiva é possível elevar a autoestima e conscientizar a importância do papel da participação de todos na sociedade, e a vulnerabilidade não é motivo para envegonharmos e sim para realizações concretas pessoais e profissionais. 

 

-1
votos
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professor Raul C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Paulo Freire deve ser o intelectual brasileiro mais importante da História, suas ideias pedagógicas são ensinadas em todo o mundo. Me lembro que quando visitei o Chile, existia uma instituição educacional chamada Paulo Freire (pela estrutura creio que era de Ensino Médio).

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 50 / h
Susana F.
Brasília / DF
Susana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História do Brasil História - Orientação e acompanhamento nos trabalhos e atividades História - Ensino À Distância
Especialização: Educação para Infância: educação infantil e Ed. Fundamental (Faculdade UnYLeYa)
Venha comigo descomplicar a história! Vamos aprender de verdade!
R$ 80 / h
Flávia R.
São Paulo / SP
Flávia R.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História - História Geral e do Brasil
Doutorado: Estética e História da Arte (Escolas de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
Sou arquiteta e doutora pela escola de comunicações e artes da usp. leciono disciplinas práticas e teóricas ligadas a redação, desenho e história.
R$ 70 / h
Katia S.
São Paulo / SP
Katia S.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História Geral História - Aulas de História
Especialização: Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,