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A concepção de Freire sobre educação é baseada em sua crença de que as pessoas são fundamentalmente boas, e quando elas têm a oportunidade, devem ser capazes de realizar esta potencialidade. A maneira de fazer isso é através da educação, que deve ser participativa, ou seja, todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem, não apenas estudantes e professores. Freire aconselha os educadores a evitar os dois extremos de "escolas de dominação" e "escolas de libertação" e, em vez disso, luta por um terceiro tipo de pedagogia que ele descreve como "a pedagogia da liberdade".
Paulo Freire - na concepção pedagógica - nos traz à luz que o ensino-aprendizagem deve ser baseado na vivência do aluno e suas experiências. Que o professor não deve ser o único detentor do saber, mas a relação deve recíproca entre educando e educador. Que a educação deve ser pautada na troca de conhecimentos através do diálogo, despertando o senso crítico, formando cidadãos dotados de autonomia e indepedência, onde todos devem participar, incluindo os vulneráveis. Na visão de Freire, o professor dever estar apto para aceitar as diferenças, transmitir valores. Com essa perpectiva é possível elevar a autoestima e conscientizar a importância do papel da participação de todos na sociedade, e a vulnerabilidade não é motivo para envegonharmos e sim para realizações concretas pessoais e profissionais.
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