Perguntas de história

História Ensino Médio

01) As inovações tecnológicas experimentadas pelos europeus na transição da Alta Idade Média (século V ao X) para a Baixa Idade Média (século XI ao XV) permitiram que os europeus sentissem uma mudança substancial no seu cotidiano, pois tais inovações permitiram

a) o aumento da produção, o declínio das atividades comerciais urbanas e o fortalecimento da nobreza.

b) o aumento da produção, a descentralização do poder político e o desaparecimento das relações escravistas de produção.

c) o aumento da produção agrícola, assim como o fortalecimento do sistema feudal e das relações servis de produção.

d) o aumento da produção, a criação dos laços de suserania e vassalagem, e o declínio do poder da Igreja.

e) o aumento da produção agrícola, a formação de excedentes, a retomada do comércio e a gradativa consolidação da classe burguesa.

02) A Baixa Idade Média pode ser considerada como uma fase de crise do modelo econômico feudal. Pode-se destacar como causa da decadência do feudalismo:

a) o movimento cruzadista, que proporcionou a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal, proporcionando o crescimento do comércio e, consequentemente, do sistema capitalista.

b) o renascimento comercial, impulsionado, principalmente, pelas invasões bárbaras, e o aumento de impostos, proporcionado pelo desenvolvimento comercial e pelo enfraquecimento dos reis.

c) o surgimento da burguesia, nova classe social que dominava a religião e que possuía alto poder militar, sendo a responsável por, aos poucos, tirar o poder dos reis bárbaros.

d) a diminuição da circulação das moedas, principalmente nas cidades, que desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo.

e) o retrocesso das cidades e o consequente êxodo urbano, por meio do qual muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou mesmo fugir, atraídos por oportunidades de trabalho no campo.

03) Observe a imagem

Podemos sinalizar como particularidades deste estilo arquitetônico paredes grossas e um interior pouco adornado. Além disso, as plantas das construções nesse estilo tinham formato de cruz e eram construções sólidas feitas em pedra.

A imagem e o texto fazem alusão ao estilo arquitetônico medieval conhecido como

a) barroco.

b) gótico.

c) classicista.

d) românico

e) rococó

04) Texto 1

BONDONE, Giotto di. Crucificação. 1306. 1 original de arte, afresco. Capela Scrovegni.

Texto 2

BOTTICELLI, Sandro. O nascimento de Vênus. 1482.1 original de arte, têmpera sobre tela, 172,5 cm x 278,5 cm. Galeria dos Ofícios.

Quase duzentos anos separam a produção das telas anteriores. Crucificação foi pintada por Giotto di Bondone no início do século XIV; já O nascimento de Vênus foi pintada por Sandro Botticelli no final do século XV. Comparando as telas e considerando o contexto histórico em que elas foram produzidas, observa-se que

a) pertencem ao movimento das Luzes e enaltecem a razão como guia infalível para a sabedoria, apesar de as telas serem diferentes.

b) a tela de Giotto representa a consolidação de uma visão de mundo pautada no teocentrismo medieval, e a de Boticcelli, no antropocentrismo renascentista.

c) ambas pertencem à produção renascentista do período que ficou conhecido por cinquecento, em que temas sagrados e profanos foram mesclados.

d) as duas revelam a influência ideológica da fé católica na produção cultural, mesmo sendo de épocas distintas.

e) a temática da pintura de Botticelli encarna, dentro da Renascença, o resgate dos elementos da cultura hebraica, e a de Giotto, o resgate dos elementos da cultura clássica.

05) Sobre o movimento das Cruzadas, assinale a alternativa que melhor esboça seus desdobramentos econômicos ou religiosos:

a) o interesse das massas populares, em obediência aos apelos do papa, para propagar a mensagem cristã no Oriente e conter o avanço do islã.

b) o esforço dos Estados absolutistas europeus em ampliar suas práticas mercantilistas e conquistar novos mercados consumidores.

c) o intento dos cristãos bizantinos em promover uma aproximação com os cristãos romanos, a fim de restabelecer a unidade cristã recentemente rompida.

d) o interesse de comerciantes europeus em retomar antigas rotas de comércio entre a Europa e o Oriente, abandonadas devido às invasões bárbaras.

e) a ambição de segmentos da nobreza ligados à Companhia de Jesus quanto à expansão da fé católica para conter o avanço dos protestantes.

06) Com a crise do feudalismo uma estrutura de poder surgiu na Europa: o Absolutismo. Sobre sistema absolutista assinale a alternativa correta.

a) os reis tinham total controle sobre as decisões nos países que governavam.

b) o primeiro-ministro era a figura política proeminente em seu país.

c) os presidentes das câmaras legislativas eram os mais poderosos.

d) os presidentes governavam de forma absolutista.

e) os grandes fazendeiros passaram ao controle político de seus países.

07) Com base no que foi estudado em Idade Média, pode-se concluir que a sociedade feudal era baseada em

a) ações controladas pela teologia cristã.

b) concepções que excluíam o sobrenatural.

c) questões de ordem científica.

d) práticas religiosas impenetráveis.

e) relacionamentos ditados por ritos pagãos.

08) A transição do feudalismo para o capitalismo, envolve uma série de mudanças econômicas e sociais. Entre tais mudanças, podemos identificar a (o):

a) fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem

b) intensificação das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente.

c) renascimento urbano em virtude do aumento das atividades comerciais.

d) divisão das terras dos senhores feudais e dos reis.

e) surgimento das corporações de ofícios no lugar das antigas manufaturas.

09) A respeito das Cruzadas, assinale a alternativa correta.

a) As Cruzadas foram expedições de cunho religioso e militar, que não permitia a participação dos representantes da nobreza.

b) As Cruzadas tinham, entre seus objetivos, a reconquista da Terra Santa, que estava em poder dos mesopotâmicos de religião hindu e que perseguiam cristãos.

c) As Cruzadas propiciaram a reabertura e o restabelecimento das rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente e fortaleceram o sistema feudal, enfraquecendo a burguesia.

d) As Cruzadas foram impopulares entre os camponeses e outros indivíduos pobres na Europa, pois as pessoas eram obrigadas a juntarem-se aos exércitos, abandonando suas famílias e correndo o risco de que suas terras fossem tomadas pelos nobres; por outro lado, os reis europeus também foram contrários às Cruzadas, pois percebiam nelas uma fonte de fortalecimento do poder do papa.

e) As Cruzadas, embora não tenham alcançado seu objetivo principal, que era a conquista da Terra Santa, trouxeram consideráveis consequências para a Europa, além das cidades comerciais italianas terem alcançado uma grande riqueza, transportando cruzados e peregrinos para a Palestina.

10) A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns – os clérigos e os monges – para que rezassem pelos outros e, cheios de doçura, como as ovelhas, sobre eles derramassem o leite da pregação e com a lã dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor a Deus. Instituiu os camponeses para que eles – como fazem os bois, com o seu trabalho – assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim – os guerreiros –, instituiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra.

O excerto anterior apresenta uma visão da sociedade medieval europeia marcada pela

a) a existência de desigualdades.

b) defesa da mobilidade.

c) negação da religiosidade.

d) crítica ao coletivismo.

e) valorização da rebelião.

Foto de Pedro A.
Pedro perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Mario G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

1: E

2: A

3: D

4: B

5: D

6: A

7: A

8: C

9: D

10: A

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Raul C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Deveria ter colocado na seção tarefas. 

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Flávia R.
São Paulo / SP
Flávia R.
5,0 (2 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História - História Geral e do Brasil
Doutorado: Estética e História da Arte (Escolas de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
Sou arquiteta e doutora pela escola de comunicações e artes da usp. leciono disciplinas práticas e teóricas ligadas a redação, desenho e história.
R$ 70 / h
Katia S.
São Paulo / SP
Katia S.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História Geral História - Aulas de História
Especialização: Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,