Área.

Matemática EM ESSA
Seja um retângulo de comprimento c e largura ℓ. Aumentando-se o comprimento em 1/10 do seu valor, para que a área não se altere, a sua largura deverá ser igual a: A) 1/10 ℓ B) 10/11 ℓ C) 9/11 ℓ D) 9/10 ℓ C.L = x.11C/10 x= 10/11L n entend essa parte por que inverte e fração, por que o l tem que dividir o 11?
Foto de Nicoli R.
Nicoli perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
8 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Gerson R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

Compreendendo a Inversão na Fração: Desvendando o Mistério da Área Constante

No problema do retângulo com área constante, a chave para entender a inversão na fração reside na relação entre o comprimento (c) e a largura (?) após a alteração. Vamos desvendar esse mistério passo a passo:

1. Aumento do Comprimento:

Inicialmente, o comprimento do retângulo é c. Após o aumento de 1/10 do seu valor, ele passa para c + (1/10)c = (11/10)c.

2. Área Constante:

Sabemos que a área do retângulo é definida pelo produto do comprimento pela largura: A = c x ?. Como a área precisa permanecer constante, mesmo após a alteração do comprimento, podemos formar uma equação:

A = (11/10)c x ?

3. Encontrando a Nova Largura (?):

Para encontrar a nova largura (?) que mantém a área constante, vamos isolar ? na equação:

? = A / ((11/10)c)

4. Simplificando a Fração:

Observe que podemos simplificar a fração dividindo o numerador e o denominador por (1/10):

? = (10A) / ((11/10)c x (1/10))

? = (10A) / (11c)

5. Resposta Revelada:

Agora, podemos ver que a nova largura (?) é 10 vezes a área (A) dividida por 11 vezes o comprimento original (c). Essa é a razão pela qual a fração é invertida: para manter a proporção entre as medidas e garantir que a área permaneça constante.

6. Visualizando o Conceito:

Imagine um retângulo com área de 100 unidades quadradas e dimensões iniciais de 10 unidades de comprimento (c) e 10 unidades de largura (?). Ao aumentar o comprimento em 1/10, ele se torna 11 unidades de comprimento. Para manter a área constante, a nova largura (?) precisa ser 10 unidades (A = 100) dividida por 11 unidades (c = 11), resultando em 10/11 unidades.

7. Implicações da Inversão:

A inversão na fração não é aleatória. Ela representa a relação inversa entre o comprimento e a largura após a alteração, garantindo que a área permaneça constante. Se a fração não fosse invertida, a nova largura seria maior que a original, violando a condição de área constante.

8. Conclusão:

Ao compreender a relação entre as medidas e a necessidade de manter a área constante, a inversão na fração se torna um passo crucial para encontrar a nova largura do retângulo. Essa inversão não é um truque, mas sim uma consequência natural da matemática por trás do problema.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Fagner B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

A área será dada por:

onde, c = comprimento e l = largura.

se o comprimento c aumentar em 1/10 do seu valor, seu novo valor será:

para que a área não se altere devemos ter:

Área_atual = Área_anterior

Área_atual = c_atual * l_atual

Área_anterior = c_anterior * l_anterior

 

c_atual * l_atual = c_anterior * l_anterior

gabarito letra b

 

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Nathan M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

A área do retângulo (A) é resultado da multiplicação dos seus lados. Logo:

Tecnicamente, se você aumenta o comprimento do retângulo, você aumenta a área. Para que isso não aconteça, precisamos determinar uma nova largura (NL). Logo:


Aplicando o mínimo múltiplo comum, temos:


 
Perceba que o c multiplica nos dois lados. A matemática me deixar cortar o c do lado esquerdo com o c do lado direito. Então sobrou:

 

Então, finalmente, passando a divisão para o lado direito da equação, temos (lembre-se que quando você passa uma fração para o outro lado, inverte):



Isso significa que a nova largura tem que ser vezes o tamanho da largura antiga. LETRA B!!

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Giovanna B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

O retângulo possui comprimento c e largura l. A área A do retângulo é dada por: 

Aumentando-se o comprimento em 1/10 do seu valor, temos:

Para manter a área constante, então:

Como , então:

 

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Eduarda B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

letra b

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Daniel C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana
note que 11x/10 eu tenho que inverter para encontrar a resposta certa pq há multiplicação de grandezas

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Diego L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana
Vamos resolver o problema passo a passo: 1. **Dados:** O comprimento original do retângulo é \(c\) e a largura original é \(l\). 2. **Mudança no comprimento:** O comprimento é aumentado em 1/10 do seu valor, ou seja, \(c + \frac{1}{10}c = \frac{11}{10}c\). 3. **Condição para que a área não se altere:** A área original do retângulo é \(A = c \cdot l\). Para que a área não se altere, a nova área com o comprimento alterado deve ser a mesma que a área original. Assim, a nova largura \(l'\) deve satisfazer a equação: \[ \frac{11}{10}c \cdot l' = c \cdot l \] 4. **Resolvendo a equação para encontrar a nova largura \(l'\):** \[ l' = \frac{c \cdot l}{\frac{11}{10}c} \] \[ l' = \frac{10}{11}l \] Portanto, a nova largura \(l'\) deve ser \( \frac{10}{11} \) da largura original \(l\), o que corresponde à alternativa B) 10/11 ?.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Lara R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Para que a área do retângulo permaneça a mesma após aumentar o comprimento em 1/10 do seu valor, a largura precisa ser ajustada de forma que a área do retângulo após o aumento do comprimento seja igual à área original.

A área de um retângulo é dada por a?rea=comprimento×largura.

Vamos denotar a largura original como ? e o comprimento original como ?.

Após aumentar o comprimento em 1/10, o novo comprimento será ?+110?=1110?.

Queremos que a área após o aumento do comprimento seja igual à área original. Então, a nova largura (??) deve satisfazer a equação:

a?rea original=a?rea apo?s aumento do comprimento

?×?=(1110?)×??

Agora, podemos resolver para ??:

??=?×?1110?

??=1011×?

Portanto, a largura ajustada (??) deve ser 1011 da largura original (?) para que a área do retângulo permaneça a mesma após aumentar o comprimento em 1/10 do seu valor.

Você quer acessar um excelente professor agora mesmo?

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat, com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já. Os minutos não utilizados ficam guardados para serem utilizados em outras aulas ou podem ser reembolsados.

Professores particulares de Matemática

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Gerson R.
Jundiaí / SP
Gerson R.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Resolução de Problemas de Matemática Resolução de exercícios de Matemática
Especialização: Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Negócios (Escola Conquer)
Professor de engenharia, matemática e informática. Não importa sua idade e sim a vontade de fazer diferente.
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (84 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 860 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Matemática para 4ª série Matemática para o 2º grau Teorema de Pitágoras
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 55 / h
Marcos F.
Rio de Janeiro / RJ
Marcos F.
4,9 (1.329 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.677 horas de aula
Tarefas resolvidas 1.576 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Álgebra Matemática Nível Técnico Geometrica Analítica
Graduação: Intercâmbio Internacional e Graduação Sanduíche (Miami University)
Professor de matemática, física e química com 10 anos de experiência! Vem aprender comigo!