Como aplicar a regra de três em situações cotidianas

Matemática EM
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Maria Salete perguntou há 7 anos

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Professor Roberto M.
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Respondeu há 7 anos
Olá, Maria! Tudo bem? Bem, aplicar a regra de três em situações cotidianas dependerá muito da necessidade ou da situação que irá aparecer. Eu mesmo precisei usar uma regra de três na semana passada, durante as compras. Se um quilo de carne contém 240 calorias, quantas calorias estão contidas em 150 gramas? Nessa perspectiva, a regra de três sempre foi uma ferramenta de cálculo bastante útil, uma vez que eu queria controlar minha dieta. Portanto, sempre que você quiser trabalhar com grandezas direta ou indiretamente proporcionais, use uma regra de três simples, para que você chegue a uma conclusão mais acertada sobre algo que você deseja, certo? Espero que eu tenha te ajudado! Um abraço, Prof. Roberto.

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Professor Marcos F.
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Respondeu há 7 anos


Por exemplo: Você foi ao supermercado e verificou que o Kg da mussarela é R$32,00, quanto será que custa 200gramas?
Bem, hoje temos as balanças que fazem a computação automática do peso em relação ao preço, certo? Então é só você pedir R$6,40 e o balconista ira colocar 200g

Mas a idéia matemática é a regra de três simples.

1000g-----------------------R$32,00
200g---------------------------x

x= R$6,40

Vou tentar explicar um pouco deste segredo.
Pense assim:
Se algo aumentar e o valor aumentar, teremos  mais e mais (situação direta) igual no exemplo acima.

Se algo aumentar e o valor diminuir, teremos  mais e menos (situação inversa)
Para a situação inversa.
Colocamos os valores como se fosse para o cálculo da situação direta. (1ªmontagem)
Depois usamos o raciocínio ,se confere (direta ou inversamente)
Constatando a situação inversa, fazemos uma troca de posição (2ª montagem)
Depois de ter feito estas trocas na 2ª montagem, você vai fazer o cálculo em forma de x , igualmente do exemplo acima.

Um exercício em que coloco como raciocínio da situação inversa para os meus alunos é da Vm :
Vm=espaço/tempo
Na distância de sua casa para a escola.
Quanto mais rápido você vai para a escola, menor será o tempo gasto.
mais -------------------------------------menos
Por exemplo:
distância de sua casa para a escola = 1000m
Você caminhando para a escola leva 30 minutos ou 1800s,
Portanto Vm= 1000/1800
Vm= 0,56m/s
Se você apertar o passo em 1m/s, quanto tempo fará?

0,56m/s------------------------1800s (1ª montagem)
1,0 m/s-------------------------x

Agora vamos analisar se é direta ou inversa.
Quanto maior a velocid. menor será o tempo, certo?

Vamos fazer as trocas;

0,56m/s------------------------x
1,0m/s------------------------1800 (2ª montagem)
Agora faremos a multiplicação em X:

x= 1800 . 0,56 = 1008s ou 16,8 min








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Professor Ailton S.
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Respondeu há 1 mês

Em resumo, voce precisa usar a proporcionalidade 

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