Sobre a questão q caiu num vestibular ou concurso, não sei ao certo:
Quanto vale 20% de 50% de 50?
a) 5%
b) 50%
c) 500%
d) 5000%
e) 50000%
Minha resposta: 500% (5)
Ela deveria ser anulada? Muitos candidatos/alunos rejeitam as alternativas, por estarem em percentagem.
Na minha opinião não há qualquer problema, apenas um caso que devemos utilizar a representaçao percentual para obter a resposta equivalente.
Inclusive teve uma pessoa que utilizou essa justificativa para contrapor a minha resposta:
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A questão parece envolver um entendimento sobre o uso de porcentagens como uma proporção. Na matemática, 20% de 50% de 50 pode ser interpretado como uma operação de multiplicação das proporções.
Vamos analisar a questão: 20% de 50% de 50
Isso pode ser escrito como: 0,2×0,5×50
Ao calcular isso, obtemos 5.
A representação percentual de 5 é 500%, porque 5 é 500% de 1.
A discussão sobre anular a questão pode ser baseada na interpretação do formato das opções. Enquanto as respostas estão expressas em percentagens, é importante reconhecer que, matematicamente, o resultado é 5, e a representação percentual correta seria 500%.
Ambas as interpretações têm alguma validade, mas a lógica matemática sugere que a resposta correta seria 500%. Se a questão gerou confusão ou controvérsia, a anulação poderia ser uma opção justificável, mas isso dependeria das diretrizes e critérios estabelecidos pelo órgão responsável pelo exame. Em última análise, é sempre bom verificar as orientações específicas do exame em questão.
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Concordo com a sua argumentação. É uma questão perfeitamente correta do ponto de vista matemático, que não deveria ser anulada.
Entretanto, sob o ponto de vista de muitos educadores matemáticos cuja a visão eu compartilho, essa questão não deveria sequer ter sido proposta, já que exige atenção, além do conhecimento matemático. Um aluno que saiba resolver mas que está ligueiramente distraído pode marcar 5% sem perceber o sinal de porcentagem, e do ponto de vista didático, isto não é uma coisa que uma questão de matemática deveria avaliar.
A questão está correta e não deveria ser anulada.
A questão está correta. O que aconteceu aí é que a banca quis colocar uma espécie de pegadinha, como acontece muito no ENEM por exemplo.
Mas é correto : 20% de 50% de 50 = = = 5 . Só que como as alternativas pedem em porcentagem, basta multiplicar o número por 100 em cima e embaixo = % = 500%
A argumentação contrária sugere que usar percentagens para representar o resultado final seria inadequado, pois percentagens são proporções. No entanto, na prática, o uso de percentagens para expressar o resultado é comum e aceitável em situações como essa.
A representação 500% pode ser interpretada como "500 por cento de aumento", o que faz sentido ao considerar o resultado como uma porcentagem do valor original. Em problemas práticos, é comum usar percentagens para expressar aumentos ou diminuições em relação a um valor inicial. O argumento da outra pessoa parece ser mais uma questão de interpretação pessoal do que uma regra matemática estrita.
No contexto da questão dada, usar 500% para representar o resultado final é uma abordagem válida.
A resposta 500% está correta, pois
% = = 5
e,
20% de 50% de 50 = 20% x 50% x 50 = 0,2 x 0,5 x 50 = 5.
Como há equivalencia nos resultados, 500% = 5.
Olá Antônio, sou servidor concursado do Tribunal de Justiça e já enfrentei diversas provas de concurso. Para ser bastante franco, esta questão, a meu ver, apresenta elementos que ensejam a sua anulação. Vou explicar como eu resolveria a situação: (20/100)(50/100)*50 = 5. Cheguei ao resultado de 5, mas surge a dúvida se são 5 unidades ou 5% de 50.
Vamos analisar a primeira parte do cálculo: (20/100)(50/100) = (1000/10000) = 1/10 ou 0,1, o que equivale a 10%. Logo, 10% de 50 (bananas) seriam 5 bananas e não 5% de bananas. Considero que a questão está mal formulada e, portanto, passível de recurso.
20/100 x 50/100 x 50/100 = 0,5 x 100 = 50%
O enunciado da questão não está errado. Mas as alternativas sim. Resolvendo corretamente:
20% de 50% e 50
Resolvendo por etapa...
50% de 50 = 50/100 * 50 = 25
20% de 25 = 20/100*25 =5( sem o sinal de porcentagem)
Deveria ser anulada.
Não existe casamento entre o enunciado e as alternativas.
Se a resposta fosse realmente em percentual, todas as alternativas estariam erradas. Tendo em vista que a resposta correta seria 10%.
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