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Matemática Ensino Médio

1)Dado um conjunto A={0,1,2,3,4,5}, um conjunto B={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16} e a função de A em B com lei f(x) = 3x 1. Qual o Domínio, Contradomínio e Imagem dessa função?

a) D(f)={0,1,2,3,4,5}, CD(f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16} e Im(f) = {1,4,7,10,13,16}

B) D(f)={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16}, CD(f) ={0,1,2,3,4,5} e Im(f) = {0,4,7,10,13,16}

C) D(f)={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16}, CD(f) ={0,1,2,3,4,5} e Im(f) = {0,1,2,3,4,5}

D) D(f)={0,1,2,3,4,5}, CD(f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16} e Im(f)           {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16}

2)Qual o valor do seno, cosseno e tangente do ângulo representado na figura. Observe o triângulo retângulo retângulo, e considerando que todas as medidas de comprimento dadas estão em uma mesma unidade, assinale a alternativa que representa, respectivamente, o valor de m e a.

a)9 e 2,75

b)2,75 e 9

C)4 e 10,25

D)10,25 e 4

 

3)Observe o triângulo retângulo retângulo, e considerando que todas as medidas de comprimento dadas estão em uma mesma unidade, assinale a alternativa que representa, respectivamente, o valor de m e a.
 
a)9 e 2,75
b)2,75 e 9
C)4 e 10,25
D)10,25 e 4
 
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Kesede perguntou há 3 anos

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Professora Elis P.
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Kesede,

1)Dado um conjunto A={0,1,2,3,4,5}, um conjunto B={0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16} e a função de A em B com lei f(x) = 3x 1. Qual o Domínio, Contradomínio e Imagem dessa função?

Se a função é de A em B, o Domínio é o conjunto A e o contradomínio é o conjunto B

A função é f(x) = 3x + 1 (imagino, pois faltou o sinal)

logo a imagem será um conjunto formado pelo resultado de cada elemento de A multiplicados por 3 e somado 1. 

f(0) = 3 . 0 + 1 = 1

f(2) = 3 . 2 + 1 = 7

e assim sucessivamente, chegando em Im(f) = {1,4,7,10,13,16}

Teremos essa combinação na letra a

a) D(f)={0,1,2,3,4,5}, CD(f) = {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16} e Im(f) = {1,4,7,10,13,16}

 

2)Qual o valor do seno, cosseno e tangente do ângulo representado na figura

Vou chamar o angulo de "a" para facilitar.

Sabemos o cosseno do ângulo que é cateto adjacente/hipotenusa

cos a = 2 / 6 = 1/3

Aqui temos vários caminhos:

- usar pitágoras e encontrar o outro cateto e fazer as relações de "sen = cateto oposto/hipotenusa" e "tan = sen / cos"

- usar a relação sen2a + cos2a = 1 (vou optar por essa)

sen2a + (1/3)2 = 1

sen2a = 1 - 1/9

sen a = raiz (8/9)

sen a = (2 . raiz de 2)/3 

 

tan = sen / cos

tan = [(2 . raiz de 2)/3 ] / (1/3)

tan = [(2 . raiz de 2)/3 ] . 3

tan = 2 . raiz de 2

 

3)Observe o triângulo retângulo retângulo, e considerando que todas as medidas de comprimento dadas estão em uma mesma unidade, assinale a alternativa que representa, respectivamente, o valor de m e a.

Pelas relações métricas do triângulo retângulo temos:

52 = 6,25 . m

m = 25 / 6,25

m = 4

a = m + 6,25

a = 4 + 6,25

a = 10,25

C)4 e 10,25

Espero ter ajudado

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