Mensuração de desempenho em operação logística

Matemática logistica Engenharia Ensino Superior Números

A Movialfa é uma empresa de engenharia prestadora de serviços de movimentação de solo e rocha no segmento da construção civil. A empresa atua principalmente em projetos voltados à construção de usinas hidrelétricas, cujas obras têm como característica a grande movimentação de volumes de rocha e solo, a velocidade de mobilização e desmobilização de pessoas, máquinas e equipamentos em curto espaço de tempo e a necessidade de constante adequação às mais variadas condições naturais dos locais de realização das obras.

Em grande parte das fases de preparação e construção de uma usina hidrelétrica a movimentação de solo e rocha depende da utilização de máquinas e equipamentos, como por exemplo, tratores de esteiras, motoniveladoras, carregadeiras, escavadeiras, caminhões off-road, caminhões articulados, caminhões rodoviários e equipamentos específicos para perfuração de túneis e desmonte de rochas. As fases do processo de movimentação de rocha e solo compreendem: escavação, carga, transporte e espalhamento.

O gestor da empresa, engenheiro Sr. Hélio, sabe que o transporte é uma das principais funções logísticas, e que na maior parte dos casos, representa os maiores custos envolvidos. Em 2012, a empresa foi contratada para executar os serviços de movimentação de solo e rocha para um cliente localizado no Pará. O engenheiro imediato Sr. Carlos fez uma rápida análise e, devido a complexidade da obra, foram escolhidos para esse serviço os caminhões modelo Actros 4844 8 x 4, marca Mercedes Benz, equipado com caçamba para capacidade de 22 m3. Esse veículo é equipado com motor eletrônico OM 501 LA, de 435 cv de potência (a 1.800 rpm) e já vem com um sistema de telemetria instalado. Esse modelo de caminhão é importado da Alemanha, por não ser produzido no Brasil.

Sr. Hélio preocupado com o desempenho de suas operações designou o seu engenheiro imediato Sr. Carlos para que fizesse um levantamento de dados e uma análise do desempenho pertinente a execução desse serviço.

Os dados coletados compreendem o período de seis meses de execução cujos resultados apresentaram que: foram trabalhadas efetivamente 8.278,15 horas, sendo que a empresa havia acordado no contrato uma garantia de 300 h/mês por caminhão em operação, que somados aos seis veículos em utilização totaliza 1.800 HDT (horas disponíveis para o trabalho) e em um período de seis meses ela fecharia com 10.800 h, se não fosse o fato de no último mês ter sido desmobilizado um caminhão antecipadamente, reduzindo assim o total de horas disponíveis para 10.500 horas. Também foi levantado que o consumo de combustível foi de 84.437,13 litros, sendo transportado um total de 644.552 m3 de material, totalizando 28.024 viagens. Durante a execução do serviço, foi levantado que os caminhões permaneceram parados, especificamente por dois motivos. O primeiro por estar aguardando ser carregado o que totalizou 780,65 horas, e o segundo por questões de manutenção dos caminhões, que totalizou 1.441,20 horas.

O Sr. Hélio já havia se mostrado um tanto insatisfeito quanto ao modelo de caminhão adotado para essa obra, salientando que a eficiência de um equipamento, principalmente importado, depende de dois fatores: operadores e mecânicos bem treinados na condução e manutenção dos equipamentos e um ótimo serviço de pós-vendas do fabricante e concessionária. Com relação ao segundo fator, o Sr. Hélio observou que houve uma quantidade elevada de horas paradas para manutenção dos veículos, o que impactou no resultado operacional e financeiro. O problema ocorreu devido a demora das peças necessárias para a manutenção corretiva chegarem ao Brasil, uma vez que a concessionária e o fabricante não as mantinham em estoque.

Com os dados em mãos, o Sr. Hélio necessita saber quais foram os índices de desempenho dessa operação. Para isso, calcule: 

  1. qual foi o percentual de eficiência operacional; 

  2. qual foi o percentual de ineficiência por paradas de manutenção; 

  3. qual foi o consumo de litros de combustível por hora.


Para realizar os cálculos utilize as seguintes equações:

As equações estão aqui

Com base nos cálculos realizados é correto afirmar que os resultados para cada um dos indicadores solicitados é de, respectivamente:

 

Escolha uma:
 
a. I (63,45%); II (12,92%); III (10,9 litros)
 
b. I (95,23%); II (11,85%), III (11,3 litros)

c. I (70,32%); II (10,37%); III (12,8 litros)

d. I (86,27%), II (13,73%), III (10,2 litros)

e. I (50,98%); II (15, 77%), III (18,2 litros)
Foto de Felipe A.
Felipe perguntou há 1 ano

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Professor Martim F.
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Respondeu há 1 ano
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Para calcular os índices de desempenho da operação, podemos utilizar as seguintes equações:

Eficiência operacional = (horas trabalhadas / horas disponíveis) x 100

Ineficiência por paradas de manutenção = (horas paradas para manutenção / horas disponíveis) x 100

Consumo de combustível por hora = consumo de combustível / horas trabalhadas

Substituindo pelos valores dados no problema, temos:

Eficiência operacional = (8.278,15 / 10.500) x 100 ? 78,79%

Ineficiência por paradas de manutenção = (1.441,20 / 10.500) x 100 ? 13,72%

Consumo de combustível por hora = 84.437,13 / 8.278,15 ? 10,19 litros/hora

Portanto, a opção correta é:

a. I (78,79%); II (13,72%); III (10,19 litros)

 

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