Bom dia Marcelo.
Tirar essa pontuação no ENEM não é tão difícil, mas é preciso uma coerência pedagógica que tentarei explicar.
O desempenho no ENEM é calculado considerando a TRI - Teoria de Resposta ao Item (Estatística), isso significa que a fórmula de Cálculo leva em consideração o seguinte:
A título de exemplo, consideremos que, dos 45 exercícios de Matemática, haja 15 exercícios de nível "fácil", 15 exercícios de nível "médio" e 15 exercícios de nível "difícil".
Agora, vamos supor que duas pessoas acertaram 35 exercícios da seguintes maneira:
Aluno A: Acertou todos os 15 itens de nível fácil; todos os 15 itens de nível médio e 5 itens de nível difícil;
Aluno B: Acertou 5 itens de nível fácil; todos os 15 itens de nível médio e todos os 15 itens de nível difícil;
O Cálculo da TRI de Matemática desses 2 alunos apontará uma nota/rendimento/desempenho (como preferir) maior para o aluno A do que para o aluno B (aliás, bem maior).
Justificativa:
O aluno A tem um aprendizado em Matemática mais fundamentado, pois é capaz de resolver plenamente exercícios de nível fácil e médio apresentando necessidade de desenvolvimento para solucionar itens mais difíceis (o que seria natural).
O aluno B, apesar de ter acertado a mesma quantidade de questões do que o aluno A, terá desempenho inferior, pois apresenta um padrão "considerado" anormal, pois se entende que um aluno que é capaz de resolver exercícios mais difíceis não tenha dificuldade em resolver exercícios de nível fácil se tiver adquirido um conhecimento teoricamente bem alicerçado.
Em simples palavras, o Cálculo da TRI irá "considerar" que o aluno B "chutou" o gabarito dos exercícios difíceis, pois não foi capaz de acertar exercícios fáceis.
Além disso, de maneira indireta, vamos pensar da seguinte maneira:
"Se fosse uma prova dissertativa ao invés de uma prova objetiva, seria esperado que o rendimento do aluno A seria melhor do que o desempenho do aluno B, pois o aluno A (hipoteticamente) conseguiria fazer o desenvolvimento de todos os exercícios dos níveis fácil e médio, tendo dificuldades nos exercícios de nível difícil, enquanto, o aluno B (hipoteticamente) teria dificuldades na resolução de itens considerados básicos o que não justificaria (considerando que o aprendizado em Matemática é cumulativo) que esse aluno B seria capaz de resolver os exercícios mais complicados de assuntos correlatos".
Sobre a segunda parte da pergunta:
A justificativa é tentar acertar o máximo possível, de todas as áreas do conhecimento, as questões consideradas de nível fácil, depois, o máximo de questões possível de nível médio e o máximo de questões possível de nível difícil (o que parece óbvio), mas com o seguinte adendo:
Número de Questões Fáceis > Número de Questões de nível Médio > Número de Questões difíceis.
Como se fosse uma espécie de pirâmide, por exemplo: 15 ; 10 ; 5.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,