Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta,
escolhida pelo autor da dúvida
Bom dia Joy.
Vamos modelar o exercício da seguinte maneira:
A caneta serão denotadas por c1, c2, c3, c4 e c5.
Os estojos pelas iniciais das respectivas cores: A (amarelo), R (rosa), P (preto).
Segundo as informações do item, temos que os estojos A e R devem ter ao menos uma caneta, enquanto o estojo P pode ficar vazio.
Para entender completamente o problema, faremos sem fórmulas e "destrinchando" todos os casos.
Como as canetas são distintas, temos o seguinte particionamento:
P VAZIO:
A com 1 caneta e, consequentemente, R com 4 canetas:
Perceba que A pode ter uma caneta de 5 maneiras diferentes, mas qualquer caneta em A já determina a configuração de R (esse fato será repetido em todas as configurações para P vazio, pois determinar o conteúdo de um dos estojos implica em determinar o conteúdo do outro), portanto, temos 5 maneiras distintas de colocar 1 caneta em A e 4 canetas em R.
P VAZIO:
A com 2 canetas e, consequentemente, R com 3 canetas:
Temos 10 maneiras (5·4/2) de colocar 2 canetas em A, pois poderíamos colocar qualquer uma das 5 canetas e depois qualquer uma das 4 canetas restantes, mas a configuração c1c2 é igual a configuração c2c1, portanto devemos dividir por 2. Portanto, 10 maneiras de termos 2 canetas em A e 3 canetas em R.
P VAZIO:
A com 3 canetas e, consequentemente, R com 2 canetas:
Novamente, podemos escolher qualquer uma das 5 canetas para uma determinada "posição" em A, depois qualquer uma das outras 4 para uma segunda posição, e, por fim, qualquer uma das 3 para uma terceira posição. No entanto, a configuração c1c2c3 é idêntica a configuração c1c3c2 e qualquer outra com essas três canetas (c2c1c3; c2c3c1; c3c1c2 e c3c2c1), portanto, devemos dividir por 6 (3!) para determinarmos o total de possibilidades.
Logo, temos que
5 · 4 · 3 / 6 = 10 maneiras.
NOTA: Perceba que a quantidade de possibilidades distintas de A com 2 e R com 3 equivale ao número de possibilidade de A com 3 e R com 2. Usaremos esse resultado de agora em diante.
Por fim, para P VAZIO:
A com 4 canetas e, consequentemente, R com 1 caneta:
Perceba que avaliar A com 4 canetas e R com uma caneta equivale a avaliar R com 1 caneta e A com 4 canetas. Portanto, temos 5 maneiras de deixar o estojo A com 4 canetas e o estojo R com 1 caneta.
OBSERVAÇÃO:
Até agora, temos 5 + 10 + 10 + 5 = 30 maneiras distintas, o que elimina a alternativa A.
Agora, vamos avaliar os casos em que P possui 1 caneta:
P com 1 caneta:
A com 1 caneta, e consequentemente, R com 3 canetas:
Usaremos, a partir daqui, o famoso Princípio Multiplicativo (Princípio Fundamental da Contagem - PFC).
Perceba que podemos colocar qualquer uma das 5 canetas em P. (5 maneiras)
Dado que colocamos uma caneta em P, podemos colocar qualquer uma das 4 canetas restantes em A, determinando assim a configuração de R.
Portanto, temos 20 maneiras distintas de ter 1 caneta em P, 1 caneta em A e 3 canetas em R.
P com 1 caneta:
A com 2 canetas, e consequentemente, R com 2 canetas:
Usando a discussão já feita, temos 5 maneiras de colocar 1 caneta em P.
Dado que colocamos 1 caneta em P, temos 6 maneiras de colocar 2 canetas em A, pois poderíamos colocar qualquer uma das 4 canetas e depois qualquer uma das 3 canetas restantes, mas a configuração c1c2 é igual a configuração c2c1, portanto devemos dividir por 2.
Portanto, 30 maneiras de termos 1 caneta em P, 2 canetas em A e 2 canetas em R.
Por fim, para R com 1 caneta:
A com 3 canetas, e consequentemente, R com 1 caneta:
Novamente, temos 5 maneiras de colocar 5 canetas em P. Além disso, colocar 3 canetas em A e 1 em R equivale a colocar 1 caneta em R e 3 canetas em A. Portanto, temos 20 possibilidades de fazer isso.
OBSERVAÇÃO:
Até agora, temos 30 + 20 + 30 + 20 = 100 maneiras distintas, o que elimina a alternativa B.
Agora, vamos avaliar os casos em que P possui 2 canetas:
P com 2 canetas:
A com 1 caneta, e consequentemente, R com 2 canetas:
Perceba que podemos colocar 2 canetas em P de 10 maneiras distintas.
Dado que colocamos duas caneta em P, podemos colocar qualquer uma das 3 canetas restantes em A, determinando assim a configuração de R.
Portanto, temos 30 maneiras distintas de ter 2 canetas em P, 1 caneta em A e 2 canetas em R.
P com 2 canetas:
A com 2 canetas, e consequentemente, R com 1 caneta:
Novamente, o número de possibilidades é igual a 30.
OBSERVAÇÃO:
Até agora, temos 100 + 30 + 30 = 160 maneiras distintas.
Para finalizar o exercício:
P com 3 canetas:
A com 1 caneta, e consequentemente, R com 1 caneta:
3 canetas em P: 10 maneiras.
Dado que colocamos 3 canetas em P, temos 2 possibilidades de canetas para A.
Portanto, temos 20 maneiras de colocar 3 canetas em P, 1 caneta em A e 1 caneta em R.
Logo, o total de maneiras distintas é 160 + 20 = 180 maneiras.
Alternativa D.
O exercício poderia ter sido simplificado caso utilizássemos as benditas fórmulas, mas parto da premissa que a construção do raciocínio precede a utilização das fórmulas.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,