Teoria dos conjuntos.

Matemática Conjuntos Teoria dos conjuntos

1) Observe a seguir todos os subconjuntos do conjunto C = {3,4,5,6}. Quantos subconjuntos possui o conjunto C ? LINK: https://brainly.com.br/tarefa/49272721 LINK DA IMAGEM 

5
10
16
33
2) Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos alunos gostam somente de sorvete de chocolate? 
10
20
80
100
3) Observando o diagrama de Venn a seguir, marque a única opção INCORRETA.https://brainly.com.br/tarefa/49273011 link da imagem 
B - A = { }
A ⋂ B = { }
A - B = {2,4,6,8}
A ⋃ B = {1,2,3,4,5,6,7,8,9}
4)Marque as opções que registram sentenças VERDADEIRAS. 
Todo natural tem um antecessor natural.
Todo racional é real.
Todo número inteiro tem um sucessor inteiro.
Todo racional é um irracional.
Q ⋂ I = ∅
5)Das funções do 1º grau a seguir, marque a que é decrescente. 
f(x) = 3x - 1
f(x) = 3 - x
f(x) = - 3 + x
f(x) = x - 3
6)Analisando a função f(x) = -3x - 5, podemos concluir que : *
a) O gráfico da função é crescente.
b) O ponto onde a função corta o eixo y é (0, -5).
c) x = - 5/2 é zero da função.
d) O gráfico da função é decrescente
 
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Guillia perguntou há 2 anos

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Professor Giovanni O.
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Oi Guillia, vamos lá

1)  Observe a seguir todos os subconjuntos do conjunto C = {3,4,5,6}. Quantos subconjuntos possui o conjunto C ? LINK: https://brainly.com.br/tarefa/49272721 LINK DA IMAGEM 

podemos usar a fomulinha P = , onde P é o número total de subconjuntos e n é o número de elementos do conjunto, então fica asim

P= =2.2.2.2=16

outra solução seria fazer cada um desses subconjuntos e depois contar quantos temos.

2) Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos alunos gostam somente de sorvete de chocolate? 

Se 60 alunos gostam dos dois sorvete e 80 é o total de pessoas que gostam do de chocolate, então nessa diferença de 20 (80 - 60) são os alunos que gostam apenas do sabor de chocolate

R: 20

3)

a) A-B = { } Falso,   A-B = {2,4,6,8}

b)A ? B = { } Correto

c)A - B = {2,4,6,8} Correto

d)A ? B = {1,2,3,4,5,6,7,8,9} Correto

 

4)Marque as opções que registram sentenças VERDADEIRAS. 

Todo natural tem um antecessor natural. 
falso, 0 não tem um antecessor natural
 
Todo racional é real.
Verdadeiro, os número racionais estão contido nos reais
 
Todo número inteiro tem um sucessor inteiro.
Verdadeiro
 
Todo racional é um irracional.
Falso, os irracionais são os números reais não racionais
 
Q ? I = ?
Verdade, esses conjuntos não tem nenhum elemento em comum
 
5)Das funções do 1º grau a seguir, marque a que é decrescente. 
a)f(x) = 3x - 1
b)f(x) = 3 - x
c)f(x) = - 3 + x
d)f(x) = x - 3
 
Para responder essa precisamos lembrar que as funções de 1° grau decrescente são aquelas que tem o termo que acompanha o x negativo, então vamos ver em cada uma das alternativas
a) o termo que acompanha o x é o 3, que não é negativo portanto não é nossa alternativa
b) o termo que acompanha o x é o -1, portanto nossa resposta é B
c) o termo que acompanha o x é o 1, que não é negativo portanto não é nossa alternativa
d) o termo que acompanha o x é o 1, que não é negativo portanto não é nossa alternativa
 
6)Analisando a função f(x) = -3x - 5, podemos concluir que : 
a) O gráfico da função é crescente.
Falso, pois o termo que acompanha o x é o -3, portanto é descrescente
 
b) O ponto onde a função corta o eixo y é (0, -5).
se x =0, temos
f(0) =-3.0 - 5
f(0) = 0 -5
f(0) = -5
Logo essa é alternativa correta, pois obtivemos o ponto (0, -5)
 
c) x = - 5/2 é zero da função.
f(-5/2) =
f(-5/2) = 
f(-5/2)=
como não obtivemos o número 0, essa alternativa está errada.
 
d) O gráfico da função é decrescente
como o termo que acompanha o x é o -3 o gráfico da função é decrescente.
Portanto essa alternativa também está correta
 

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