Minha dúvida é sobre: como que o corpo transporta energia.

Medicina

Minha dúvida é referente ao processo que o corpo humano tem ao transportar energia para  diferentes células do corpo. Eu estava lendo alguns artigos sobre esse processo e etc, e acho que entendi. Enfim, vou definir aqui o que eu entendi. Dito isso, gostaria que me corrigissem se eu estiver errado. Meu entendimento sobre o processo que o corpo humano tem ao transportar energia para  diferentes células do corpo: Após a ingestão de um alimento glicêmico, o carboidrato é acumulado no fígado. O fígado armazena e transporta o carboidrato pela insulina para alguma célula do corpo que necessita de energia para o seu funcionamento. Se houver excesso de ingestão de carboidrato, o fígado ficará com gordura armazenada, pois esse excesso de carboidrato faz com que o carboidrato armezenado se transforme em gordura. E quando o fígado transporta  carboidrato pela insulina para algum tecido adiposo (presuma que as células do corpo que necessitam de energita já nao precisam mais por causa desse excesso de carbo, então o carboidrato se dirige ao TECIDO ADIPOSO), o tecido adiposo PROCESSA o carboidrato em gordura. obs: tem parte do texto que nao uso referencia bibliográfica, usei o conhecimento que tive em biologia, desculpa.

REFERÊNCIA:

1 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10566104/

2https://www.scielo.br/j/abem/a/vX8p8HfT5tPkrCngs7BQRCG/#:~:text=A%20ingest%C3%A3o%20aguda%20de%20carboidratos,carboidratos%20possuem%20alto%20%C3%ADndice%20glic%C3%AAmico

3 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/7598063/

4 https://news.berkeley.edu/2012/12/06/gene-converts-carbs-to-fat

É isso! Me corrigam se eu estiver errado, e acrescentem coisas se precisar para meu enetendimento/minha definição. Ah, e caso você/s for/em fazer isso, se puder/em, me diga/m a referencia que usou/usaram para eu aprender. gosto de ler a referencia.

Foto de Wesley M.
Wesley perguntou há 5 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
3
votos
3 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professora Giovanna M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 meses

Olá! Tudo bem? Vamos do início:

Quando nos alimentamos, consumimos carboidratos que são quebrados até a formação da glicose, que é absorvida no intestino delgado e entra corrente sanguínea para ser transportada às células do corpo.

  • Mas como ocorre esse transporte? 

Por meio de proteínas transportadoras, sendo os principais o GLUT4 (transportador dependente de insulina) e GLUT1, GLUT2 e GLUT3 (independentes de insulina).

E por que esses transportadores são necessários? A glicose é hidrofílica e, por isso, não atravessa a membrana plasmática sozinha. 

  • E o que a insulina tem a ver com isso?

A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas quando os níveis de glicose sanguínea estão altos. 

Ela promove a captação de glicose pelas células, estimulando a glicólise - processo de degradação da glicose em moléculas menores para produzir energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) - e a glicogênese - formação de glicogênio - reduzindo os níveis de glicose sanguínea.

  • E aonde entra o fígado nessa história?

É no fígado que ocorre a formação do glicogênio, uma forma de armazenamento de glicose nos tecidos do corpo, principalmente no fígado e nos músculo. Quando necessário, esse glicogênio pode ser quebrado para formar glicose (glicogenólise).

Algumas palavras que considero fundamentais para o entendimento do assunto: transportadores de glicose, glicólise, glicogênese, glicogenólise. 

Espero ter te ajudado!

OBS.: não utilizei fontes específicas para elaborar essa resposta, mas conhecimento prévio adquirido nas disciplinas de Bioquímica, Fisiologia Humana e Endocrinologia que cursei na graduação. 

Literatura que utilizei para essas disciplinas:

  • Princípios de Bioquímica de Lehninger - 7a edição
  • Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada -  Silverthorn, 7a edição
 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Gabriel A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 meses

Primeiramente, todo alimento ingerido pelo corpo passará por alguma etapa do ciclo de krebs para ser convertido em açúcar ou outras moléculas, independente do índice glicêmico. O fígado tem a função de metabolizar o que for ingerido desde alimentos até substâncias tóxicas. Porém, o carboidrato primeiro deve ser processado em uma molécula mais simples, na maioria dos casos a glicose, aí sim o fígado consegue armazena-la em forma de glicogênio. Já o transporte não ocorre pela insulina, a insulina funciona como uma chave que abre a porta da célula para a glicose entrar, importante lembrar que a produção de insulina e glucagon(hormônios reguladores da glicose) são produzidos pelo pâncreas. Quanto ao armazenamento no fígado, o carboidrato é convertido em glicose, a glicose é quebrada no processo conhecido como glicólise para que os carbonos desse açúcar formem uma molécula de glicerol, essa molécula se liga a 3 ácidos graxos formando os triglicerídeos, que são moléculas de gordura(Lipídios) e seu transporte acontece atráves do colesterol, HDL, LDL, VLDL e etc, cada um com uma função única. O acúmulo de triglicerideos é o que forma o tecido adiposo e pode causar esteatose hepática(gordura no fígado). Por fim, tecido adiposo não processa nada, apenas armazena essa gordura que será futuramente quebrada pelo fígado quando houver necessidade. 
 
Muito interessante suas referências, porém evite estudar através de artigos científicos sem antes entender a base do conteúdo que ele fornece, nesse caso, entender os princípios de Bioquímica é indispensável(visto que um artigo científico discute e muitas vezes teoriza sobre esses princípios sempre partindo da premissa que o leitor já entende do conteúdo discutido)

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Luiza M.
Respondeu há 3 semanas


Seu entendimento geral está no caminho certo, mas vou fazer algumas correções e esclarecimentos para ajudar a aprimorar sua compreensão:

1- Após a ingestão de alimentos glicêmicos, como carboidratos, estes são quebrados em glicose durante a digestão no trato gastrointestinal. A glicose é então absorvida pelo sangue e transportada para as células do corpo para ser usada como energia.

2- Uma vez absorvida, a glicose no sangue estimula a liberação de insulina pelo pâncreas. A insulina é uma hormônio que atua como um sinalizador para as células do corpo, dizendo-lhes para absorverem glicose do sangue.

3- As células do corpo, incluindo células musculares e células adiposas (células de gordura), respondem à insulina ao abrir canais de transporte de glicose em sua membrana celular, permitindo que a glicose entre nas células.

4- Se houver um excesso de glicose disponível, o fígado desempenha um papel importante no armazenamento de glicose na forma de glicogênio. O glicogênio é uma forma de reserva de energia que pode ser rapidamente convertida de volta em glicose quando necessário.

5- No entanto, quando as reservas de glicogênio no fígado estão cheias e há um excesso de glicose na corrente sanguínea, o fígado converte o excesso de glicose em ácidos graxos e triglicerídeos, que são então armazenados nas células adiposas como gordura.

6- As células adiposas armazenam e liberam energia na forma de ácidos graxos quando necessário. Durante períodos de baixa ingestão de alimentos ou durante o exercício, as células adiposas liberam ácidos graxos na corrente sanguínea, onde podem ser capturados por outras células do corpo, como as células musculares, para serem usados como fonte de energia.

Portanto, seu entendimento está correto em grande parte, mas é importante destacar que as células adiposas não processam diretamente a glicose em gordura, mas sim armazenam a glicose na forma de gordura quando necessário. Além disso, o papel do fígado no armazenamento e liberação de energia também é fundamental para entender como o corpo transporta e regula a energia.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de Medicina

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos