Bom dia algum professor pode me ajudar pode me ajudar neste estudo de caso deixando a sua opinião de forma clara e explicativa !
“Conselhos de classe tendem a ser momentos em que a face classificato?ria da avaliac?a?o mostra-se mais presente. Entretanto, na?o deveria necessariamente ser assim. Conselhos de classe poderiam ser oportunidades de avaliac?a?o diagno?stica das turmas, dos alunos e das pra?ticas docentes.”
Voce? concorda com essas afirmac?o?es. Que estrate?gias, enquanto professor você teria para um conselho de classe com uma pespectiva de avaliaçao formativa ,trasformadora .
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
O conselho de classe é tido como umas das últimas avaliações para obtenção de notas parciais ou finais, essa última é a mais comum. O grande problema dos conselhos de classe é a visão limitada que os professores e gestores têm desse processo, uma vez que torna-se somente mais uma avaliação do aluno, entretanto, também deve ser avaliado o contexto da sala de aula, da escola, e até de situações particulares que ocorreram com o aluno, pois a partir daí pode-se elaborar um planejamento acadêmico com o aluno, afim de que ele esteja inserido nesse processo e que fique claro quais são os seus objetivos acadêmicos para o próximo período de aulas. Pode-se, inclusive, pedir que o aluno desenvolva um portifólio de atividades afim de ele acompanhe o seu processo de crescimento educacional. Essas são algumas sugestõe de como o conselho de classe pode ser mais eficiente e eficaz para uma avaliação que leve em consideração a possibilidade de desenvolvimento do estudante.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
O Conselho de Classe como um processo avaliativo, é uma reflexão sobre as práticas de ensino. A avaliação é que sustenta o processo de ensino aprendizagem, pois é uma análise do cotidiano que envolve professores, alunos e equipe pedagógica para chegar a um diagnóstico.
como oportunidade de reflexão que auxilia na construção de práticas avaliativas mais democráticas, refletindo o momento de transição pelo qual a avaliação passa, oscilando entre a prática classificatória e a prática formativa.
Ao término deste texto, conclui-se que o CCSP representa um avanço na gestão democrática da escola pública, na medida em que, com ele, torna-se possível a avaliação coletiva, a partir da qual, os alunos são estimulados ao autoconhecimento, exercitando o reconhecimento de suas habilidades e dificuldades, percebendo-se enquanto sujeitos responsáveis por seu processo de aprendizagem.
Espero ter ajudado. Prof Márcia Souza
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.