Formação Continuada Para Coordenadores Pedagógicos.7
Pense nas seguintes questões e responda: quais são as variáveis facilitadoras para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola? Que tipos de contribuições você professor pode dar. Que facilidades e que dificuldades antecipa e como buscaria enfrentá-las? Como utilizar o PPP como um processo de aproximação da escola com a comunidade? Como traduzir os anseios e desejos dessas pessoas para o PPP? Quais os meios utilizados para divulgar para comunidade o PPP? Quais são as etapas relevantes que devem estar contempladas no PPP? Qual a periodicidade da avaliação do PPP?
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Caríssima Beatriz!
Meu conceito de PPP remete a uma visão de uma educação integradora, responsável e dinâmica. Portanto as variáveis facilitadoras para a elaboração do PPP estão focalizadas em: a) Definir com a proposta de valor para a Escola; b) Estabelecer as competências que se ajustam a proposta de valor; e c) Elaborar o itinerário formativo para os alunos da escola. Sobre as demais perguntas, elas estariam respondidas nos desdobramentos dos apontamentos acima. Quando você define uma proposta de valor para a ecola a comunidade, o seu entorno e suas matizes culturais irão apresentar as capacidades e as dificuldades por que terão que deparar para integrar e dinamizar o conteúdo de sua formação. Assim que fizerem esse primeiro exercício deverão traduzir em diretrizes os anseios e os desejos de alunos, professores e os demais componentes antropológicos do local que se instalou a escola. Chega a hora de no seu plano de trablaho definir as competências a serem buscadas como resultado da aprendizagem, bem como o itinerário formativo que possibilitará que visualize as etapas relevantes e não relevantes para que o sujeito-aprendiz possa se tornar um sujeito ou um individuoação em sua atividades como pessoa, como ser humano e ser profissional. As revisões de um PPP precisam estar atreladas as avaliações sistemáticas e aos feedbacks que alunos, professores e o entorno da escola (comunidade) fazem. Seus resultados devem sempre estar dinamicamente ser objeto de estudos e de questionamentos que levem a identificar a evolução necessária para as pessoas e para o contexto cultural e antropológico da escola.
Espero ter contribuido com suas dúvidas.
Grato
Nilson Carlos Stefani Violato - Pedagogo, diretor e ator de tetaro e mestre em educação.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.