A. Elabore um texto sobre a criança em idade escolar.
B. Elabore um texto de sobre a relevância da Psicologia para a educação.
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CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR
O segmento de vida que se estende dos 6 anos de idade até aproximadamente os 12 anos.
Período que começa com a entrada na escola que apresenta um impacto significativo sobre o desenvolvimento e os relacionamentos. E termina com vários acontecimentos, o mais evidente sendo o surto do crescimento pré-puberal.
Fisiologicamente, os anos intermediários começam com o desprendimento dos primeiros dentes decíduos e terminam na puberdade com a aquisição dos dentes permanentes finais (com exceção dos dentes sisos). A IDADE DOS DENTES PERDIDOS
DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO
Entre 6 a 12 anos:
O crescimento é em média de 5cm por ano visando ganhar 30 a 60 cm de altura
Quase duplicarão seus pesos aumentando de 2 a 3 kg por ano
Exemplo: CRIANÇA COM 6 ANOS DE IDADE COM 116cm e 21kg
AOS 12 ANOS 150cm e aproximadamente 40kg
Próximo ao término dos anos escolares os meninos e as meninas tendem a aumentar de tamanho. Mas as meninas tendem a aumentar de tamanho na puberdade na metade do trajeto dos anos escolares, a maioria das meninas supera os meninos em altura e peso ao final do período.
Proporções corporais assumem aspecto mais magro (\u2193tecido adiposo) e com pernas mais longas. A postura é melhor que no período pré-escolar para facilitar a locomoção e a eficiência no uso dos braços e do tronco.
\u2193 da adiposidade, \u2191 alongamento esquelético e \u2191 do tecido muscular = duplicarão sua força e as capacidades físicas.
Aquisição contínua de coordenação fina aumentarão seu equilíbrio e habilidades.
\u2193 do perímetro cefálico, \u2193 do perímetro abdominal e \u2191 do comprimento da perna em relação a altura em posição ereta.
Alterações faciais: as proporções faciais mudam à medida que a face cresce mais rápido que o restante do crânio (o crânio e o cérebro crescem lentamente e aumentam pouco depois disto). Perdas dos dentes primários e os primeiros anos da fase intermediária da infância fazem com que as crianças nesta fase se sintam como o patinho feio (os dentes secundários parecem ser muito maiores em relação à face).
As frequências respiratória e cardíaca diminuem continuamente e a pressão arterial aumenta durante a idade de 6 a 12 anos.
FC= 70-110 btm (2 a 10 anos) e FC= 55-90 btm (10 anos e adultos)
FR = 20 mpm (8 anos) e FR = 19 mpm ( 12 anos)
O sistema imune é mais competente m sua capacidade de localizar as infecções e de produzir resposta antígeno -anticorpo.
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Período de latência (segundo Freud) = período de tranquilidade entre a fase edipiana do início da infância e o erotismo da adolescência.
Nesta fase as crianças experimentam relacionamentos com colegas do mesmo sexo (Clube do Bolinha, Clube da Luluzinha) e precede a fascinação heterossexual que acompanha a puberdade.
Predomínio do intelecto e atividade muscular.
As crianças em idade escolar estão ansiosas para desenvolver habilidades e participar de trabalhos significativos e socialmente úteis. As crianças adquirem um senso de produtividade (Erikson) através da educação formal e da educação autodirigida. Senso de produtividade x inferioridade Cuidado com crianças com incapacidade crônica: período de vulnerabilidade
A criança expande seus interesses com crescente sentimento de independência. O reforço na forma de graus, recompensas materiais, privilégios adicionais e reconhecimento fornecem o encorajamento e a estimulação.
ambiente amoroso dentro de uma unidade familiar estável que preparou a criança para se engajar em experiências e relacionamentos além deste grupo restrito.
Interpreta a mentira como grande crime.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Estágio no desenvolvimento de operações concretas segundo Piaget, ode as crianças são capazes de utilizar os processos do pensamento para experimentar eventos e ações. A perspectiva egocêntrica da criança na fase pré-escolar é substituída pelos processos que permitem às crianças ver as coisas de outro ponto de vista.
Elas progridem a partir da fase da realização de julgamentos com base no que elas veem (pensamento perceptual) para julgar a partir no que imaginam (pensamento conceitual).
Possuem mais reservas de memória, então podem utilizar experiências pregressas na avaliação e interpretação do presente.
Uma das principais tarefas cognitivas das crianças em idade escolar é dominar o conceito de conservação: peso, massa, volume, forma.
Utilização intensa de símbolo: rimas, anagramas, códigos, língua estrangeira.
Compreensão de germes e doenças (hipocondria).
Grande interesse pelo funcionamento, utilidade e origem das coisas, do mundo e do espaço.
A crianças em idade escolar também desenvolvem habilidades de classificação. elas se ocupam com coleções de chaveiros, adesivos, canetas.... E começam a ordenar os colegas e amigos. Desenvolvem a capacidade de compreender os termos de relação e conceito, como maior e menor, mais claro e mais escuro. Para Ter irmão, preciso ser irmão.
A habilidade mais significativa é a capacidade de ler. Quanto mais ler, maior será sua capacidade de compreensão.
DESENVOLVIMENTO MORAL
À medida que as crianças se deslocam do egocentrismo para os padrões mais lógicos de pensamento, elas também se deslocam através de estágios no desenvolvimento da consciência e dos padrões morais.
A crianças entre 6 a 7 anos de idade interpretam os acidentes ou fatalidades como punição para erros ou atos ruins. Elas aprendem s padrões para o comportamento aceitável, agem de acordo com estes padrões e se sentem culpadas quando violam estes padrões.
A crianças maiores começam a compreender e aceitar o conceito de tratar os outros como gostariam de ser tratadas. As crianças são capazes de julgar um ato mais pelas intenções que o geraram do que pelas consequências.
DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
As crianças estão ávidas por aprender e possuem um grande desejo de aprender sobre o seu Deus. Elas ficam fascinadas pelos conceitos de céu e inferno e, com o desenvolvimento da consciência e a preocupação com as regras, temem ir para o inferno por comportamentos errôneos. Com frequência elas veem a doença ou a lesão como uma punição par um erro imaginário ou real. Elas são confortadas pela oração ou por outros ritos religiosos que quando fazem parte de suas vidas diárias, ajudam a lidar com as situações ameaçadoras. Costumam pedir coisas bastante tangíveis, mas à medida que crescem começam a perceber que nem sempre suas preces são respondidas e ficam menos preocupadas com isto.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Um dos elementos socializantes mais importantes na vida da criança em idade escolar é o grupo de amigos. Além dos pais e da escola, o grupo de colegas funciona como uma reserva substancial de material para seus membros.
Aprendem sobre como lidar com: dominação, hostilidade, liderança e autoridade.
A identificação com os colegas parece ter forte influência na aquisição da independência da criança em relação aos pais. O auxílio e apoio dos colegas proporciona segurança suficiente para que a criança se arrisque perante a rejeição moderada dos pais, cada qual sendo vista como uma pequena vitória no desenvolvimento da independência.
No início da idade escolar, há pouca diferença relacionada ao sexo nas experiências das brincadeiras infantis. Entretanto nos últimos anos da fase escolar as diferenças tornam-se acentuadas.
Relações sociais: clubes e grupos de amigos
Relações familiares
Jogos e brincadeiras: regras e rituais, jogos em equipe, jogos e atividades tranquilas, domínio do ego
Erison
Espero poder ter ajudado. Prof Márcia Souza
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