resenha critica sobre o texto lutando e ressignificando o rural em campo: notas epistemológicas.
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RESSIGNIFICAR O RURAL (Posições)
Para nós hoje, ressignicar o rural é o mesmo que dizer: Deixa o homem do campo ser natural! Deixa o naturar existir, sem interferência, sem política, sem inveja, sem ódio, sem ambição!
Há alguns anos atrás o mundo rural era tão natural, tão crente, tão bom e aos poucos a ambição do homem da cidade foi queimando esta chama, foi insinuando a concorrência, a inveja, e o natural começou a quebrar. O homem, a humanidade, a cidade, nós, precisamos deste natural para viver: comer, descansar, viver, ser. Nós não temos este direito fazer morrer a liberdade deste povo tão querido, tão natural que é o povo rural.
Alimentos? Agricultura? Carne? Grãos? Água? Quem faz, quem traz, senão o homem do campo!!
O campo é natural, o campo é do homem, o campo é da humanidade.
Pena que os governos não investem mais para aumentar as condições do meio rural.
Nesta pandemia, pela qual estamos passando, o que seria de nós sem o homem rural?
Obrigada Agricultor! Obrigada Pátria amada! Obrigada brasil verde!
Prof Márcia
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Território, existência e diversidade.
De acordo com o Decreto 7352/2010, a população do campo é definida por agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural.
Estudos e pesquisas apontam a importância de problematizarmos o próximo histórico de negação de sujeitos e grupos, isto é, ausências, suas representações simbólicas, saberes e contextos culturais.
Os saberes e vivências dessa população compreendem contextos culturais presentes de diversidade e múltipla produção de conhecimento dentro de seu território, contudo ainda carente de direitos e valorização de sua importância.
Nas últimas décadas, os sujeitos do campo têm uma relação de pertencimento, afirmações, resistência e coexistência nos variados espaços e territórios que compõe seus sistemas sociais, políticos, culturais e simbólicos, tendo em vista mais do que um espaço geográfico, percebendo identidades híbridas e diversa.
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