Bom dia Laura.
Acredito que as práticas pedagógicas devem ser mais formativas, além de práticas, mostrando a aplicação e importância do conteúdo/conceito lecionado. Também deve se preocupar com um ensino mais técnico/profissionalizante não de forma essencial, mas no sentido de direcionar conceitos para mostrar que serão utilizados e necessários nas eventuais profissões dos alunos.
Isso não depende só do professor ou só do aluno, aliás pouco depende destes para começar a acontecer. A educação deve ser olhada com mais atenção e zelo por nossos governantes, algo que não é de interesse, pois não convém criar cidadãos críticos e protagonistas.
O professor mesmo cercado de problemas e obstáculos internos, externos e do sistema, deve procurar incentivar o aprendizado e, sempre que possível, "linkar" o conhecimento com a sociedade atual.
Acredito que atividades coletivas despertam o sentido e a ideia de igualdade perante a sociedade.
Formas avaliativas que levem em conta o progresso/interesse e afins dos alunos direciona para a justiça, uma vez que os critérios de avaliação sejam claros e conhecidos. Por exemplo, criar a metodologia de avaliação do progresso escolar em comum com os próprios alunos.
Enfim, ao meu ver, o professor deve criar formas/atividades para tornar o aluno presente e participativo dentro da sala de aula para que isso reflita na sociedade gerando cidadãos que lutarão por direitos e deveres verdadeiramente IGUAIS.
Espero ter ajudado.