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Pode se pensar que o professor e o aluno são sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, ambos não se reduzem a um objeto. Por isso a relevância da teoria e prática na obra Pedagogia da autonomia de Paulo Freire nos ajuda a perceber a existência do processo educacional bem como seus resultados. É importante ter presente que a união supracitada não pode aceitar o conteúdo passivamente, por meio apenas de memorização, mas a dúvida deverá ser o caminho. É a dúvida sobre o objeto estudado que ajudará a superar a doxa que é meramente opinião e por meio da episteme que é um conhecimento racional a fazer a junção entre teoria e prática. É um processo de indagação constante. A dúvida é justamente a criticidade que ajudará o aluno a superar uma visão ingênua da realidade. Essa criticidade precisa apresentar um rigor metodológico por meio da pesquisa, estimulando o aluno a superar os desafios ou um conhecimento meramente fundamentado na doxa que é opinião.
Boa tarde, Ivana! Tudo bem?
Quando Paulo Freire se refere à "metodicamente rigoroso", ela quer dizer que a reflexão não pode ser momentânea, mas deve se manifestar constantemente na prática do professor. Ou seja, não adianta o professor refletir sobre melhorias, pesando prós e contras de certa atitude que considera correta, se não aplicá-la em sala de aula. Assim, Paulo Freire considera importante que a indagação se transforme em reflexão e esta, por sua vez, em prática, como uma rotina, de modo a realmente transformar para melhor o processo de ensino e aprendizagem.
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