Olá Débora.
Os educadores e educandos são aqueles que aprendem e ensinam mutuamente, se constituindo nos sujeitos da práxis pedagógica.
Em nível bastante genérico:
1. o tempo disponível para a formação dita o ritmo de ensino e de aprendizado. Se o ritmo é muito "forte / puxado", produz atropelos e, por consequência, imperfeições no ensino e no aprendizado. Se o ritmo é lento, gera déficit de conteúdo abordado.
2. já os elementos de espaço influem no aspecto motivacional -locais aprazíveis incentivam o aprendizado- , sendo que o contrário ocorre quando os elementos espaciais são desfavoráveis.
Para aprofundamento, veja:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/24235/piaget-e-a-nocao-de-tempo
http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Comunicacao_1962.pdf
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-273-05.pdf
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/848/1/2015LeticiadaLuzRodrigues.pdf
http://er.educause.edu/articles/2011/12/pedagogy-and-space-empirical-research-on-new-learning-environments
http://www.jstor.org/stable/1189066?seq=1#page_scan_tab_contents
Bons estudos !
Prof. Marcos Fattibene