Olá Débora.
Os educadores e educandos são aqueles que aprendem e ensinam mutuamente, se constituindo nos sujeitos da práxis pedagógica.
Em nível bastante genérico:
1. o tempo disponível para a formação dita o ritmo de ensino e de aprendizado. Se o ritmo é muito "forte / puxado", produz atropelos e, por consequência, imperfeições no ensino e no aprendizado. Se o ritmo é lento, gera déficit de conteúdo abordado.
2. já os elementos de espaço influem no aspecto motivacional -locais aprazíveis incentivam o aprendizado- , sendo que o contrário ocorre quando os elementos espaciais são desfavoráveis.
Para aprofundamento, veja:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/24235/piaget-e-a-nocao-de-tempo
http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Comunicacao_1962.pdf
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-273-05.pdf
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/848/1/2015LeticiadaLuzRodrigues.pdf
http://er.educause.edu/articles/2011/12/pedagogy-and-space-empirical-research-on-new-learning-environments
http://www.jstor.org/stable/1189066?seq=1#page_scan_tab_contents
Bons estudos !
Prof. Marcos Fattibene
ola debora maciel tudo bem com vç? pelo que voçe perguntou Tenho que fazer cinco perguntas sobre: tempo e espaço dos sujeitos e instituições escolares. Pode me dar uma ideia sobre o tema? entao vamos la.
olha e muito simples voçe poderia seguir a linha de acompanhamento da epoca de seu pais avos tios etc.. no sentido da linha do tempo e espaço decorridos no sujeito ex tio tia nas instituiçoes escolares.
exemplo: como e a percepçao de hoje em dia comparada a um individuo da mesma istituiçao a 20 anos atras decorrida por essa linha de tempo e espaço que liga o pensamento dos dois e de suas ideias em comparaçao com o meio etc.. espero ter ajudado.