Sintaxe

Português Sintaxe
Assinale a opção em que se errou na classificação dos períodos A) (...) os bigodes foram pintados por sua irmã, a enfermeira (...). – período simples. B) Enquanto trabalham, a enfermeira presta informações (...). – período composto por subordinação. C) O médico segura o microscópio, focaliza-o dentro da boca de Rosinha, pede uma colher, manda a paciente dizer aaá (...). – período composto por coordenação. D)Ao passar zunindo pela sala, o pincenê e o avental são atirados sobre o tapete com um gesto desabrido. – período composto por coordenação e subordinação. E) A enfermeira dá um grito de horror e começa a chorar nervosamente. – período composto por coordenação. Gab d a letra c tem uma obj direta “manda a paciente que diga aa”? Não estaria errada? letra d) ao passar n é conj temporal= quando passou?
Foto de Nicoli R.
Nicoli perguntou há 7 dias

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
4 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor José G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 dias
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

PROVA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE (EFOMM) 2012

36. Assinale a opção em que se errou na classificação dos períodos:

a) (...) os bigodes foram pintados por sua irmã, a enfermeira (...). – período simples.

b) Enquanto trabalham, a enfermeira presta informações (...). – período composto por subordinação.

c) O médico segura o microscópio, focaliza-o dentro da boca de Rosinha, pede uma colher, manda a paciente dizer aaá (...). – período composto por coordenação.

d) Ao passar zunindo pela sala, o pincenê e o avental são atirados sobre o tapete com um gesto desabrido. – período composto por coordenação e subordinação.

e) A enfermeira dá um grito de horror e começa a chorar nervosamente. – período composto por coordenação.

A opção em que se errou na classificação dos períodos é a letra “d”.

Vamos analisar cada opção:

a) (...) os bigodes foram pintados por sua irmã, a enfermeira (...). – período simples.

Correto. O período é simples porque contém apenas uma oração.

b) Enquanto trabalham, a enfermeira presta informações (...). – período composto por subordinação.

Correto. O período é composto por subordinação porque "enquanto trabalham" é uma oração subordinada adverbial temporal.

c) O médico segura o microscópio, focaliza-o dentro da boca de Rosinha, pede uma colher, manda a paciente dizer aaá (...). – período composto por coordenação.

Correto. O período é composto por coordenação porque há várias orações coordenadas assindéticas (sem conjunção).

d) Ao passar zunindo pela sala, o pincenê e o avental são atirados sobre o tapete com um gesto desabrido. – período composto por coordenação e subordinação.

Incorreto. O período é composto apenas por subordinação. "Ao passar zunindo pela sala" é uma oração subordinada adverbial temporal.

e) A enfermeira dá um grito de horror e começa a chorar nervosamente. – período composto por coordenação.

Correto. O período é composto por coordenação porque há duas orações coordenadas sindéticas ("dá um grito de horror" e "começa a chorar nervosamente") ligadas pela conjunção "e".

------------------------------------------

OBSERVAÇÕES

I. A desenvolvida de “manda a paciente dizer aaá” é “manda que a paciente diga aaá” (e não "manda a paciente que diga aaá").

II. Nas orações subordinadas substantivas objetivas diretas reduzidas de infinitivo, introduzidas pelos verbos auxiliares sensitivos (ver, sentir, ouvir) ou causativos (deixar, mandar, fazer), o pronome oblíquo ou um nome substituível por pronome oblíquo exerce dupla função sintática: a de sujeito do infinitivo e de objeto direto do verbo auxiliar.

Exemplos:

  • Deixe-os entrar. [os = objeto direto de deixe e sujeito de entrar]
  • Deixe os meninos entrar. [meninos = objeto direto de deixe e sujeito de entrar]
  • Senti-os chegar de mansinho. [os = objeto direto de senti e sujeito de chegar]
  • Mandei-os prosseguir. [os = objeto direto de mandei e sujeito de prosseguir]

>>>

III. No tocante a seu questionamento se na letra “c” (O médico segura o microscópio, focaliza-o dentro da boca de Rosinha, pede uma colher, manda a paciente dizer aaá) não se teria período composto por coordenação e subordinação, e não apenas período composto por coordenação, considerando que o excerto "manda a paciente dizer aaá" desempenha a função de oração subordinada substantiva objetiva direta, ele é pertinente e, portanto, defensável.

IV. Existem, no entanto, duas correntes de opinião, duas interpretações ou classificações possíveis e aceitáveis:

1) A primeira considera o período, como um todo, composto apenas por coordenação, constituído por quatro orações coordenadas assindéticas, introduzidas pelos verbos segura, focaliza, pede e manda, e leva em conta o fragmento "a paciente dizer aaá" apenas como uma célula (parte integrante) da oração coordenada assindética “manda a paciente dizer aaá”, exercendo a função sintática de objeto direto de “manda”.

Ele possui, portanto, várias orações independentes que estão ligadas entre si por meio de uma relação de coordenação. Cada uma dessas orações tem um sujeito e um predicado próprios e não dependem uma da outra para fazer sentido completo, caracterizando, assim, um período composto por coordenação. Vejamos:

  1. "O médico segura o microscópio" - oração coordenada assindética.
  2. "focaliza-o dentro da boca de Rosinha" - oração coordenada assindética, assim como a primeira.
  3. "pede uma colher" - oração coordenada assindética, assim como a primeira e a segunda.
  4. "manda a paciente dizer aaá" - outra oração coordenada assindética, assim com as demais.

>>>

2) Já a segunda corrente de opinião ou interpretação entende que deve ser classificado como período composto por coordenação e subordinação, e aduz os seguintes argumentos para sustentar sua tese:

a) Primeiramente, observe que há várias orações coordenadas assindéticas, que são orações independentes ligadas por justaposição, sem conjunções coordenativas. Exemplos dessas orações no período são "O médico segura o microscópio", "focaliza-o dentro da boca de Rosinha" e "pede uma colher". Todas essas orações são independentes e de igual valor sintático.

b) No entanto, a oração "manda a paciente dizer aaá" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta. Ela funciona como o objeto direto do verbo "mandar" e depende sintaticamente desta oração principal. A presença dessa oração subordinada altera a classificação do período, que passa a ser composto tanto por coordenação (devido às orações coordenadas) quanto por subordinação (devido à oração subordinada substantiva objetiva direta).

Portanto, ao considerar a presença das orações coordenadas e da oração subordinada no período, a classificação correta, a nosso ver, seria realmente "período composto por coordenação e subordinação”.

Conclusão: A questão seria passível de contestação e anulação.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Julia T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 dias
Nicoli, esta área costuma ser usada para dúvidas pontuais. Seria bom considerar a contratação de um Prof. para te ajudar.
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Rose P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 dias
a d nao tem coordenação
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 dias

Nicoli, pergunta interessante. Veja:

Assinale a opção em que se errou na classificação dos períodos

A) (...) os bigodes foram pintados por sua irmã, a enfermeira (...). – período simples.

B) Enquanto trabalham, a enfermeira presta informações (...). – período composto por subordinação.

C) O médico segura o microscópio, focaliza-o dentro da boca de Rosinha, pede uma colher, manda a paciente dizer aaá (...). – período composto por coordenação. - correta: há 4 coordenadas; 

manda a paciente dizer - a paciente: obj. direto; dizer: or. sub. subst. obj. direta reduzida de infinitivo

"Orações Especiais

Com os verbos deixar, mandar, fazer (chamados auxiliares causativos) e ver, sentir, ouvir, perceber (chamados auxiliares sensitivos) ocorre um tipo interessante de oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo. Observe:

Deixe-me repousar.

Mandei-os sair.

Ouvi-o gritar.

   Nesses casos, as orações destacadas são todas objetivas diretas reduzidas de infinitivo. E, o que é mais interessante, os pronomes oblíquos atuam todos como sujeitos dos infinitivos verbais. Essa é a única situação da língua portuguesa em que um pronome oblíquo pode atuar como sujeito. Para perceber melhor o que ocorre, convém transformar as orações reduzidas em orações desenvolvidas:

Deixe que eu repouse.

Mandei que eles saíssem.

Ouvi que ele gritava.

   Nas orações desenvolvidas, os pronomes oblíquos foram substituídos pelas formas retas correspondentes. É fácil compreender agora que se trata, efetivamente, dos sujeitos das formas verbais das orações subordinadas."  Em: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint32.php

D) Ao passar zunindo pela sala, o pincenê e o avental são atirados sobre o tapete com um gesto desabrido. – período composto por coordenação e subordinação. - incorreta; há somente a subordinada adverbial temporal antes da principal (em negrito). 

E) A enfermeira dá um grito de horror e começa a chorar nervosamente. – período composto por coordenação.

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de Português

+ Ver todos
Encontre um professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 50 / h
José G.
Fortaleza / CE
José G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português - Profissional Português - Acompanhamento Escolar Português - Aulas Particulares
Graduação: PORTUGUÊS E LITERATURA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE)
Professor de língua portuguesa com mais de 25 anos de experiência. Venha aprender conosco de verdade.
R$ 65 / h
Mariana A.
Rio de Janeiro / RJ
Mariana A.
4,9 (18 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 398 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português no ENEM Português para Pré-Vestibular Português - Redação e Interpretação de texto
Graduação: Letras português (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Professora de português e redação com 15 anos de experiência na área de concursos e reforço escolar. Especialista em neurociência do aprendizado.
R$ 50 / h
Gustavo M.
Itanhaém / SP
Gustavo M.
5,0 (20 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 69 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Gramática Básica Português no ENEM Análise Morfológica
Graduação: licenciatura em letras - Inglês/Português (Universidade Santa Rita)
Um professor de português e inglês com 20 anos de experiência, especializado em adultos. Autor do livro a arte de escrever redação sem chorar.