Quimica urgente

Química

Um avião, no momento da decolagem, apresenta pressão total do ar no interior do pneu de Y atm, na temperatura de Z ºC. Durante o vôo, a temperatura, a 10.000 metros de altitude, atingiu –45 ºC, e o pneu ficou totalmente exposto a essa temperatura. Considerando essas informações, calcule a pressão no interior do pneu ignorando a variação de volume do mesmo. Lembrando que: Z= 14 Y=4

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Eduarda perguntou há 4 anos

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Professor Luiz F.
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Respondeu há 4 anos

Boa noite, Eduarda!

Vamos lá.

O problema aborda uma transformação isocórica (ocorre quando o volume do sistema é constante, variando-se a temperatura e a pressão de um gás).

1º passo: para esse caso, utiliza-se a Lei de Charles ou Lei de Charles e Gay-Lussac (massa fixa do ar, pois trata-se de um sistema fechado), a partir da equação 1:

P1 / T1 = P2 / T2, onde:

P1 = pressão interna do ar em um dos pneus do avião no momento da decolagem (situação 1), em atm;

T1 = temperatura do ar em um dos pneus do avião no momento da decolagem (situação 1), em Kelvin;

P2 = pressão interna do ar em um dos pneus do avião após a decolagem (situação 2), no caso a 10 mil de altitude, em atm;

T2 = temperatura do ar em um dos pneus do avião após a decolagem (situação 2), no caso a 10 mil de altitude, em Kelvin.

2º passo: Converter as temperaturas dados em graus Celsius (oC)para Kelvin (K), a partir da equação 2:

T (K) = T (oC) + 273

T1 = 14 + 273 = 287 K

T2 = -45 + 273 = 228 K

3º passo: substituir os dados do enunciado na equação 1 para obter a pressão interna do pneu a 10 mil metrios de altura: 

P1 / T1 = P2 / T2

4 / 287 = P2 / 228

P2 = 3,2 atm

 

R: P =3,2 atm

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